Em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados em 2018, a sétima edição do Festival do Japão em Minas propõe uma imersão na cultura daquele país. Até domingo (25), quem visitar o Expominas conhecerá de festas e ritos tradicionais a atrações do mundo pop nipônico.
Um dos destaques da programação é o teatro Kagura. Por meio da música e da dança, essa manifestação retrata lendas e contos japoneses. Vice-presidente do Kagura do Brasil, grupo paulista que subirá ao palco no sábado e no domingo, Patricia Kary Noda conta que essa tradição ainda é pouco conhecida no Brasil.
saiba mais
Festa com Marcelo Veronez e bloco de carnaval presta homenagem a Roberto Carlos
Bistrô Di Pasta aposta em pratos artesanais e ingredientes frescos
Conheça bares de BH que apostam em inovações para conquistar o cliente
Cinema mudo ganha trilha sonora ao vivo com projeto musical em BH
Entenda as estratégias da PBH para driblar a crise e fomentar a cultura na capital
Chama a atenção o elaborado vestuário dos bailarinos e atores, totalmente artesanal, um presente de grupos japoneses ao Kagura do Brasil.
Durante o festival, não faltarão as famosas artes marciais. O público poderá participar de atividades com especialistas em karatê, kendo e aikido. Outros aspectos da cultura japonesa também serão lembrados, como o xintoísmo e o budismo.
CARAVANAS Por meio de exposições e painéis, o festival lembrará as famílias que trocaram o Japão por Minas Gerais. Estarão no Expominas caravanas vindas do interior integradas por descendentes dos primeiros imigrantes japoneses.
Mitty Shibuya, responsável pela Associação Nipo-Brasileira do Norte de Minas, conta que a imigração naquela região começou por Montes Claros, com a chegada das famílias Takaki, Shibuya, Nagata e Fujii. Descendentes delas estarão em BH.
“Nossa região é carente desse tipo de evento. Participar do festival é muito interessante, pois poderemos relembrar a comida, a música e a cultura de estar entre os nossos”, diz Mitty.
MISS A beleza nipomineira ganhará destaque no sábado (24), quando será realizado o concurso Miss Nikkey Minas Gerais 2018. A primeira colocada ganhará uma viagem a São Paulo e a missão de representar o estado no Miss Nikkey Brasil.
No domingo (25), a famosa cultura pop japonesa será destaque. A agenda prevê concursos de cosplay e moda harajuku, apresentações de dança j-pop e sorteio de passagens aéreas para o Japão.
7º FESTIVAL DO JAPÃO EM MINAS
Expominas. Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira. Nesta sexta-feira (23), das 14h às 22h; sábado (24), das 10h às 22h; e domingo (25), das 10h às 19h. Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada). Programação completa: www.festivaldojapaominas.com.br