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Canais no YouTube dedicados às crianças investem em criações autorais

Quem tem filhos, sobrinhos ou convive com crianças certamente já reparou como elas ficam fascinadas diante de um tablet, celular ou algo do gênero. O motivo? Os canais infantis da internet. Há uma máxima entre os pais de que os responsáveis por esse tipo de entretenimento deveriam ganhar o Prêmio Nobel da Paz. “Muitos pais e mães sempre nos agradecem”, comenta Juliano Prado, um dos criadores d’A Galinha Pintadinha, um dos maiores fenômenos digitais para os pequenos.



Os números revelam o tamanho do sucesso. O canal da personagem pode, em breve, quebrar a marca de Rihanna no YouTube. Até o momento, o canal oficial da cantora é o recordista com o maior número de clipes, que ultrapassaram 100 milhões de views (29 no total). A Galinha já soma 28 clipes que atingiram esse número e está em segundo lugar, à frente de nomes importantes do showbiz internacional, como Taylor Swift, Justin Bieber e Katy Perry. “A Galinha Pintadinha nasceu no momento em que o YouTube começou a se popularizar.
Entramos ‘na onda’ no momento certo, quando o streaming de vídeos estava só começando e não havia muito conteúdo profissional para crianças, só existiam vídeos amadores na plataforma. Além disso, as músicas e animações são preparadas com muito carinho, o que é percebido pelo nosso público”, acrescenta o outro sócio da empreitada, Marcos Luporini.

O projeto, porém, quase não se concretizou. Em dezembro de 2006, Juliano e Marcos decidiram adicionar uma animação infantil no YouTube para apresentar a produtores de um canal infantil de São Paulo, pois não teriam como comparecer à reunião. Os executivos não aprovaram o vídeo e a ideia inicial não foi pra frente. Mas, seis meses depois, a dupla – que não havia removido o vídeo do site – notou um expressivo número de visualizações. “A animação-piloto teve mais de 500 mil visualizações em pouco tempo, um volume enorme para a plataforma na época. Hoje, esse mesmo número de views é gerado pelo nosso canal em menos de duas horas.
Mas esse resultado já sinalizava uma ótima receptividade à nossa ideia de projeto musical. Esse primeiro material ‘viralizou’ rapidamente na rede e, depois disso, toda a trajetória da Galinha está registrada em grandes recordes de visualizações e parcerias de sucesso” destaca Juliano Prado.

A ave baixinha, gorducha e azulada e outros personagens infantis se consagraram na rede ao apresentar músicas brasileiras de forma divertida e educativa para crianças da primeira infância. O sucesso fez a personagem se tornar a marca que, atualmente, estampa centenas de produtos (roupas, fraldas, tablets, aplicativos e brinquedos) e oferece shows e um repertório de eventos autorizados por seus criadores. “A Galinha Pintadinha é considerada o ‘primeiro personagem do bebê’, sendo uma das franquias mais fortes junto ao público da chamada primeira idade, até os 6 anos. Como está presente na vida dos pequenos desde cedo, ela é uma das marcas infantis mais queridas. Estamos cientes da importância dela e toda a sua turma na formação dos pequenos. Queremos contribuir positivamente para todo o processo de desenvolvimento e educação desse público”, defende Marcos.

Além de divertir brasileirinhos, a Galinha está fazendo sucesso fora daqui. Os criadores revelam que uma pesquisa realizada no México, em 2016, sobre os personagens, personalidades e super-heróis mais populares no país apontou a Gallina Pintadita como a favorita entre as crianças de até 6 anos.
“Ela ainda foi considerada a propriedade intelectual mais unissex que outras atrações já criadas para crianças em idade pré-escolar. Percebemos que nosso sucesso em diferentes países da América Latina se dá pela proximidade com nossa cultura e estilo de vida”, conta Juliano Prado. Disponível na internet e na Netflix, A Galinha Pintadinha Mini, versão bebê do personagem, estará na grade da TV Cultura após o carnaval.



AUTORAL

Mundo Bita, criado há quatro anos pelos pernambucanos Felipe Almeida, João Henrique, Chaps Melo e Enio Porto, é outro canal de sucesso junto ao público infantil. O personagem foi criado enquanto Chaps decorava o quarto da filha que nasceria em alguns meses. “Desde então decidimos investir em um conteúdo totalmente autoral – inclusive com as canções – de maneira lúdica e divertida. Esse foi um caminho que a gente apostou desde o início e vem dando muito certo”, relata Felipe.



Assim como a “concorrente” Galinha, o Mundo Bita se expandiu e oferece espetáculos, DVDs e CDs, que já foram premiados. Com mais de 1 bilhão de visualizações na plataforma on-line, os criadores anunciaram para este ano a veiculação de um clipe por mês, de janeiro a dezembro. As músicas abordam temas da realidade infantil de forma abrangente. “É uma árdua tarefa mas tem sido uma vitória, ainda mais que tudo é autoral”, diz Felipe.

No ano passado, Mundo Bita fez parceria com o cantor e compositor Milton Nascimento, que participou dos desenhos como personagem animado. Em dois vídeos, Bituca solta a voz na inédita Trem das estações, criada pelos produtores do canal, e na clássica Bola de meia, bola de gude (Milton e Fernando Brant).
O artista mineiro gostou tanto que batizou seu cachorro de Bita. “Foi uma felicidade para o projeto, que está cada vez mais se expandindo. Estamos desenvolvendo um conteúdo em espanhol para atingir crianças da América Latina e já fazemos parte da programação do Discovery Kids, na TV fechada”, celebra Felipe Almeida.

MINAS


O pedido da escola do filho para que criasse um espetáculo de fim de ano é o embrião do projeto O Tubarão-martelo e os habitantes do fundo do mar, do cantor e compositor capixaba radicado em Minas Cláudio Fraga. Além de divertir, desperta nas crianças a conscientização sobre preservação da natureza através da fauna marinha. “E atrai não só os bebezinhos, mas os maiorzinhos também. O segredo é o humor que as músicas e os desenhos têm. Sem contar o cuidado que tive. Pesquisei, li muito sobre os animais marinhos, inclusive consultando biólogos, para criar os movimentos, as caraterísticas de cada personagem”, revela Cláudio. O cuidado com as informações científicas e a mensagem ecológica fizeram com que o personagem fosse convidado a comercializar o DVD no Aquário Marinho do Rio de Janeiro.



O Tubarão-martelo tem ainda uma versão musical para os palcos. Em 11 de março, chega a Belo Horizonte, para se apresentar no Teatro Bradesco.
“Tem que saber respeitar, entender a criança. Elas são muito mais perspicazes do que a gente pensa. Reparam em detalhes que nem imaginamos e é nisso que me inspiro para criar.”

PARA MENINAS

Meninas de 5 a 13 anos têm se divertido e aprendido com o Mundo da menina, disponível no YouTube. Apesar de ter sido criado por uma marca de calçados e roupas infantis, a Pampili, o canal não tem apelo comercial. “A ideia é chegar nas meninas de uma forma diferente, gerar conteúdo. Não queremos vender nada, mas sim ensiná-las a customizar uma roupa, fazer uma pulseira, dar dicas sobre como decorar o quarto. É isso o que importa”, assegura Natália Dias, analista de marketing da empresa. Novos vídeos são lançados na plataforma às segundas e quintas, às 11h. Na segunda (5), começa uma nova temporada. “Seguindo o lema do canal, que é o how-to (como fazer), vamos ter bichinhos animados interagindo com as crianças apresentadoras. É uma aposta bem interessante”, diz.

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