O escritor britânico Peter Mayle, cujo livro A year in provence vendeu 6 milhões de exemplares e despertou o amor dos britânicos pelo sul da França, morreu aos 78 anos, anunciou a sua editora.
O escritor faleceu na quinta-feira (18) em um hospital perto de sua casa no sul da França após uma breve doença, anunciou a editora Alfred A. Knopf.
A year in provence, publicado em 1990 com uma tiragem inicial de 3.000 cópias, foi um livro de memórias sobre seu primeiro ano no sul da França, restaurando uma antiga casa e acostumando-se aos hábitos da região, de forma casual e explorando diferenças culturais.
saiba mais
Atriz de 'Chiquititas' relata ter vivido um relacionamento abusivo
Filha de Woody Allen diz ter sido abusada pelo pai aos sete anos
Dolores O'Riordan gravaria nova versão do clássico Zombie
Kevin Spacey é acusado de racismo nos bastidores de 'House of Cards'
Leah LaBelle, cantora do 'American idol', morre em acidente de carro
O trabalho foi traduzido para 40 idiomas, vendeu mais de 6 milhões de cópias e incentivou muitos britânicos a seguir seu exemplo e se mudar para a região francesa.
O diretor de cinema Ridley Scott, que era seu amigo e vizinho, dirigiu em 2006 a adaptação de outro livro de Mayle, A good year, estrelado pelo ator australiano Russell Crowe e pela atriz francesa Marion Cotillard.
''Tudo era sobre esse engraçado espírito competitivo entre franceses e ingleses que Peter capturou brilhantemente", disse Scott à rádio BBC.