A modelo sul-africana Demi-Leigh Nel-Peter foi eleita a Miss Universo 2017 em cerimônia realizada na noite deste domingo, 26, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A bela de 22 anos deixou para trás outras 91 concorrentes, incluindo a brasileira Monalysa Alcântara - que chegou a entrar no top 10.
Esta é a segunda vez na história do concurso que a coroa vai para a África do Sul - a última vez que o país venceu foi em 1978, com Margaret Gardiner.
A cerimônia - que contou com pocket show da cantora Fergie - foi apresentada novamente pelo comediante Steve Harvey, que em 2015 confundiu as vencedoras e anunciou a Miss Colômbia como ganhadora da noite, quando na verdade a vencedora era a Miss Filipinas.
Não por acaso, a segunda colocada este ano foi novamente a Miss Colômbia, Laura González, de 22 anos. O terceiro lugar ficou com a jamaicana Davina Bennet, 21 anos.
Formada em gerenciamento de marketing, Demi-Leigh emocionou a plateia e os jurados ao lembrar que já foi vítima de sequestro e precisou lutar com o agressor para fugir.
saiba mais
Figurino de brasileira no Miss Universo chamará atenção para a Amazônia
Tatá Werneck pede desculpas após ex-miss Brasil reclamar de piadas com KLB
Miss Reino Unido devolve sua coroa ao ser pedida para perder peso
Pesquisa revela que voz de Freddie Mercury era incomum
Taís Araújo manda recado sutil para presidente da EBC
Por conta desse episódio, ela desenvolve um trabalho em seu país no qual dá aulas de defesa pessoal a mulheres. Demi recebeu a coroa das mãos da francesa Iris Mittenaere, Miss Universo 2016.
A dinâmica do concurso foi diferente este ano. Pela primeira vez, as 92 candidatas foram divididas em grupos regionais - Américas, Europa e África-Ásia-Pacífico - durante a etapa preliminar que selecionaria as 16 concorrentes da noite.
Camboja, Nepal e Laos fizeram sua estreia na competição de beleza. Já o Iraque voltou a ter uma representante na disputa depois de quase 50 anos. Representante do Brasil, a modelo piauiense Monalysa Alcântara, 18 anos, foi eliminada no desfile de traje de gala, quando se atrapalhou um pouco na passarela e tropeçou no próprio vestido.