Gonzaga Blota, de 89 anos, ex-diretor de novelas, morreu no último domingo em decorrência de um ataque cardíaco, aos 89 anos.
Luiz Gonzaga Blota nasceu em Ribeirão Bonito, São Paulo, e começou a carreira na TV Excelsior, onde dirigiu o seriado “Canal 9 contra o senhor Espectro”. Na Globo, estreou no comando de “Shazan, Xerife & Cia”, e de lá foi para a TV Tupi. Na volta à emissora carioca, Blota dirigiu mais de 30 atrações. Foi casado com a atriz mineira Cleyde Blota com quem trabalhou na novela Fera radical (1988), atualmente em exibição no Viva. A atriz, aliás, completou 77 anos no último sábado.
Entre seus maiores sucessos estão "Saramandaia" (1976), "O Astro" (1977), "Dancin' Days"(1978), "Pai herói" (1979), "Roque Santeiro" (1985) e "Fera radical" (1988). Ele também atuou em oito tramas, como "O Astro" (1977), e fez uma participação especial em "Dancin' Days".A última novela de Blota foi "O fim do mundo" (1996) que vai ser reprisada pelo Viva em dezembro. Gonzaga Blota era irmão do locutor, apresentador e político Blota Júnior, morto em 1999.
O ator Blota Filho, sobrinho do ex-diretor, lamentou a morte do tio no Facebook. "Morreu, no Rio de Janeiro, meu tio Gonzaga Blota. Um dos grandes diretores de novelas da Rede Globo.Saudades das risadas e bom humor.
stest .