Dove pede desculpas após campanha racista de sabonetes

Ações da marca tiveram ligeira queda na bolsa de valores britânica e internautas promoveram boicote

AFP
Foto com frames do vídeo divulgado pela Dove circularam nas redes sociais para exemplificar racismo em campanha. - Foto: Facebook/Unilever/Reprodução
A marca de cosméticos Dove, propriedade da gigante holandesa Unilever, pediu desculpas após a difusão online de um anúncio que ganhou muitas acusações de racismo. ''Em uma imagem publicada esta semana, erramos ao representar as mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados'', declarou a marca em uma mensagem publicada nas redes sociais Facebook e Twitter.

Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabonete líquido, uma mulher negra tira uma camiseta para revelar uma mulher branca, que remove sua camiseta e revela uma terceira mulher. O vídeo, originalmente transmitido na página Facebook da Dove Estados Unidos e subsequentemente suprimido, foi amplamente denunciado pelos internautas em todo o mundo.
 
 
''A propaganda da Dove é racista, irresponsável, insensível, desconectada, desagradável e deve receber o preço da cebola podre'', tuitou nesta segunda-feira, 09, um internauta. ''Ser negro significa ser sujo e indesejável?'', postou outro, pedindo um boicote aos produtos Dove e Unilever. A hastag #BoycottDove era amplamente replicada na rede social na manhã desta segunda.

Na Bolsa de Valores de Londres, às 07h30 (4h30 de Brasília), o preço da ação da Unilever caia ligeiramente 0,39% em um mercado estável. Em 2013, uma marca de cosméticos da gigante Unilever teve que se desculpar após a polêmica criada por um concurso na Tailândia em torno de um produto para clareamento da pele.
 
 
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