Eles têm mais audiência do que o último capítulo da novela. São idolatrados como os jogadores de futebol e amados como as estrelas do cinema. No entanto, não perdem a conta dos seguidores na internet. Apesar de o número estar na casa dos milhões, sabem na ponta da língua a quantidade de fãs. Flavia Pavanelli, Leonardo Picon, Guilherme Hamacek, Matheus Mazzafera, Bia e Branca, Gregory Kessey, Talita Younan e Gabriela Pugliesi participam do evento Universo das Blogueiras, amanhã e domingo, no Ouro Minas Palace Hotel.
Os seguidores querem se vestir como eles, conhecer as maquiagens que usam e a balada que frequentam. Tudo o que essa turma toca vira ouro. No evento em BH, os “midas” das redes sociais vão falar sobre sua trajetória como influenciadores digitais e, sobretudo, como transformaram a popularidade na internet em cifrões.
É o caso de Leo Picon, de 21 anos. Paulistano de Cotia, ele ficou conhecido aos 13 ao ganhar o título de “colírio” da revista Capricho. “Vou bater um papo com a galera. Falar como usei a popularidade na internet para impulsionar o meu lado empreendedor”, adianta. Sem revelar o quanto fatura nas redes, o jovem é proprietário da marca de roupas Just Approve, da hamburgueria Luz, Câmara e Burguer e da produtora de cinema Rol Film. “Foi algo natural. Comecei muito cedo na internet. Primeiro foi o Orkut, depois vieram o Twitter, o Facebook, Instagram e o YouTube”, diz.
Apenas no Instagram, Leo é seguido por 2 milhões de pessoas. Os vídeos que posta no YouTube têm milhões de visualizações – um deles, em que entrevista a blogueira Flavia Pavanelli, já conta com 500 mil views. O segredo do sucesso é a originalidade, diz: “Sempre fui eu mesmo. É preciso ser original e ter autenticidade.”
saiba mais
Flavia Pavanelli tem 4,6 milhões de seguidores no Instagram e 1,6 milhão no YouTube. “Logo no início da modinha, comecei a postar como qualquer um fazia. As pessoas começaram a se interessar”, diz. Atualmente, a jovem encara a atividade de maneira profissional. Os vídeos são religiosamente postados todas as terças e quintas-feiras. Um cartão de crédito leva o seu nome e ela criou uma linha de roupas e óculos.
Flavia também escreveu o livro SOS amor (Editora Gutenberg), que aborda questões de relacionamento e autoestima. “Meus pais trabalham comigo no escritório”, revela. Com muitos planos para a carreira, o próximo passo será atuar na novela Poliana, do SBT/Alterosa, no papel de Brenda.
DOIS DIAS Idealizador do Universo das Blogueiras, Wemerson Gatti conta que depois do sucesso da primeira edição do evento, no Rio de Janeiro, resolveu trazê-lo em formato ampliado para a capital mineira. Wemerson convidou influenciadores que atraem milhares de seguidores. Serão dois dias de programação em vez de um, como no Rio. O encontro adotará o formato de bate-papo – caberá ao mineiro Matheus Mazzafera fazer as entrevistas.
“Nosso público-alvo é a pessoa interessada em se tornar digital influencer, gente que quer ser como a Flavia Pavanelli e a Gabriela Pugliesi”, afirma Gatti. O encerramento será na boate Woods, com show de Buchecha.
UNIVERSO DAS BLOGUEIRAS
Sábado (15/7), das 9h30 às 18h, e domingo (16/7), das 10h às 18h30. Ouro Minas Palace Hotel, Avenida Cristiano Machado, 4.001, Bairro Ipiranga. Classificação etária: 13 anos. Menores devem estar acompanhados dos pais. Ingressos a partir de R$ 290 (1º lote), à venda no site Sympla. Informações: (31) 3517-9028.