Desde 2005 apoiando artistas novos e consagrados, o Natura Musical não quer se restringir a produzir discos e promover pequenas turnês dos artistas de seu casting. Agora, o plano é criar um envolvimento mais perene, que tenha efeito multiplicador no cenário brasileiro. Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura, destaca que a estratégia prevê a criação de uma rede de colaboradores em todos os níveis da produção musical. Assim, a ênfase não será apenas a produção ou gravação de um disco, mas o envolvimento da empresa em outras etapas: distribuição, circulação de shows, apoio a festivais já existentes em várias cidades – o que implica parceria com produtores locais.
Ao longo dos 11 anos, o Natura Musical investiu R$ 126 milhões em ações de fomento, shows e apoio a festivais. Desse montante, 41% foram gastos por meio de mecanismos de incentivo (Lei Rouanet e leis estaduais) e 59% por meio de marketing direto. Para este ano, os novos editais prevêem R$ 5,6 milhões por meio dos mecanismos estatais de incentivo, além de investimento em ações de marketing que deverão ser direcionadas de acordo com estratégias pontuais.
Outra novidade é a ampliação do número de parceiros curadores de cinco ou seis para entre 15 e 20.
Com a mudança, a Natural Musical destaca a palavra “engajamento” na busca por maior participação dos consumidores em projetos da marca. “Além da música brasileira, queremos que o Natura Musical seja também um retrato do momento artístico, que sirva de um meio para garantir a representação de uma época”, enfatiza Fernanda, acrescentando que os curadores devem privilegiar pessoas envolvidas em projetos coletivos, ações sociais e que tenham, de certa maneira, capacidade ou potencial para vocalizar anseios e tendências das novas gerações.
NOVOS Mesmo sem deixar artistas consagrados de lado, a estratégia deverá privilegiar as novas gerações e apostar na riqueza e na multiplicidade da música brasileira. A empresa percebeu que a cena do país vive um bom momento e ganhou novo impulso com a chegada das novas tecnologias, barateando custos de gravação e distribuição.
Por isso, o enfoque de 2017 será suprir as lacunas que o mercado ou mesmo os artistas não conseguem enfrentar sozinhos, investindo para desatar os nós para que a cena musical floresça associada à marca, o que é uma opção de marketing mais eficiente e inteligente, diga-se. Nesse sentido, como diz Fernanda, a música deixa de ser um fim e passa a ser um meio.
Na mesma direção, o portal da Natura, que traz bastante informação sobre os artistas patrocinados e acesso aos álbuns (com opção de download), terá conteúdo expandido. A ideia é agregar entrevistas e conteúdos extras para abordar comportamento e dar voz a movimentos estéticos ou sociais.
* Viajou a convite da Natura Musical
NATURA MUSICAL
Inscrições abertas até 21 de julho, exclusivamente pelo site naturamusical.com.br. Informações: (11) 5056-9832/ 33 ou edital@naturamusical.com.br..