Uma associação católica do Rio de Janeiro acionou a justiça contra o Porta dos Fundos por conta de um vídeo ironizando a bíblia. O Centro Dom Bosco entrou com uma ação por danos morais na 46ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) por Céu católico, publicado no dia 8 de outubro de 2016, pedindo R$ 5 milhões em indenização. O valor é correspondente ao número de visualizações da produção, que acumula pouco mais 4,9 milhões de acessos.
Na página no Facebook, o Centro Dom Bosco solicitou que os seguidores orassem pelo processo. ''Pedimos a oração de todos. Viva Cristo Rei'', diz a publicação. O vídeo, estrelado por Fabio Porchat, Luis Lobianco e Gabriel Totoro, ironiza os Dez Mandamentos da Igreja Católica através de uma esquete na qual um homem chega ao céu e se depara com Adolf Hittler, que, apesar de ter comandado a morte de milhares de pessoas por meio do Nazismo, está no ''paraíso'' por ser católico.
saiba mais
Gigante de mídia internacional assume o controle do Porta dos Fundos
Porta dos Fundos tira onda com o carnaval do Recife
Porta dos Fundos é o canal do YouTube mais influente do mundo em 2016
Xuxa protagoniza novo vídeo do 'Porta dos Fundos'
Ex-Porta dos Fundos, Júlia Rabello estrela programa que mistura realidade e ficção
''Eu sei que ele foi um dos piores seres humanos, um monstro. Um ser desprezível. Mas olha só, ele era católico e na hora da morte, pediu perdão. E, eu, benevolente como só eu, perdoei'', diz Porchat, que interpreta Deus. O homem, então, pede para ver os pais, mas é impedido porque ambos foram para o inferno. ''Ela comeu crustáceos durante a vida, não pode. Está lá no Velho Testamento'', diz o personagem. ''Ela era um máximo, mas cada lagostinha que ela comia era uma facada, mas regra é regra''.
No mês de abril, a Viacom International Media Networks anunciou que havia adquirido o Porta dos Fundos como plano de expansão das atividades na América Latina. A empresa, gigante no mercado de mídia, é responsável pelos direitos de transmissão da MTV, Comedy Central, Nickelodeon, Paramount Channel e outros canais televisivos. ''À medida que continuamos aumentando escala na região da América Latina, nosso investimento para a aquisição do Porta dos Fundos reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro e amplia nossa capacidade de criar conteúdo inovador, muitas vezes já nascidos em plataformas digitais, que irão complementar os recursos e as marcas da Viacom já existentes'', disse o presidente da VIMN Américas.
Abaixo, confira o vídeo que causou a polêmica: