“Começamos o projeto usando as redes sociais, mas entendemos que só faz sentido estar na internet à medida em que conseguimos acontecer também na vida real. Por isso criamos ações em Belo Horizonte afora. A ideia é chamar a atenção”, explica Patrícia Tavares, coordenadora da Produtora Do Brasil, que idealizou o projeto.
Hoje, das 9h às 19h, várias ações foram programadas para a Praça Tiradentes, no encontro das avenidas Afonso Pena e Brasil, no Bairro Funcionários. Estão previstos café da manhã (das 10h às 13h), distribuição de balões e de balas (10h às 14h), escola de circo (14h30 às 16h30), dança com grupo BeHoppers (12h às 14h) e show de blues (17h às 19h).
A ação desta sexta-feira é realizada em parceria com a Drogaria Araújo. “Pegamos os restos de papelão que geram lixo na drogaria e os levamos para o artista Léo Piló. Com seu coletivo, ele transformou aquele lixo em corações coloridos que serão colocados, a partir das 11h, na Afonso Pena a partir da estátua de Tiradentes.
De 2016 para cá, ações como a de hoje foram desenvolvidas em outros locais de BH. Na Praça Sete, por duas ocasiões, foram doadas flores. No Horto, em frente ao bar Zona Last, as pessoas foram convocadas a pintar um muro. No Mercado do Cruzeiro, houve outra ação para pintar um muro junto com o coletivo Quarto Amado. Na Savassi, houve o encontro com um grupo de dança no Dia Internacional da Felicidade.
EM JULHO O Verbogentileza promove o seu próprio festival. Em 2016, o Festival Gentileza foi realizado em outubro, na Praça da Liberdade. Este ano, o evento está marcado para 21 a 23 de julho, na Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia. Haverá um jardim comestível – o Piquenique de Ideias – com grupos de discussão. O encerramento terá show da cantora Ná Ozzetti.
“Nosso intuito não é criar nada novo. Porém, juntar as pessoas que estão pensando da mesma maneira para tentar deixar a cidade mais colorida, viva e alegre”, conclui Patrícia.
PROJETO VERBOGENTILEZA
Hoje, das 9h às 19h. Praça Tiradentes, Bairro Funcionários..