A empresa de refrigerantes da Pepsi lançou nesta semana um comercial estrelado por Kendall Jenner. A propaganda, no entanto, foi alvo de críticas nas redes sociais.
O comercial mostra vários jovens marchando pelas ruas em forma de protesto, enquanto Kendall Jenner posa para um ensaio fotográfico. A modelo acaba por se juntar a eles, segurando uma lata de Pepsi na mão. Em seguida, Kendall vai até um policial e o oferece uma latinha, como forma de "selar a paz". O policial bebe o refrigerante e todos comemoram.
No entanto, os internautas criticaram a marca de usar a imagem de movimento de resistências, como o 'Black Lives Matter' e as manifestações contra a política de Trump, como forma de vender refrigerantes. "Então nós só temos que dar uma lata de Pepsi a Putin, Assad e Trump, e tudo vai ficar bem", escreveu uma usuária.
Com toda repercussão negativa, a empresa resolveu tirar o comercial do ar e divulgou uma declaração pedindo desculpas, inclusive à Kendall, que ainda não se manifestou sobre a polêmica.
"A Pepsi estava tentando proteger uma mensagem global de união, paz e compreensão. Claramente, nós erramos na estratégia, e pedimos desculpas. Nossa intenção não foi diminuir nenhuma causa séria. Estamos removendo o conteúdo e interrompendo qualquer lançamento futuro. Também pedimos desculpas por coloacar Kendall Jenner nesta posição".
— Pepsi%u2122 (@pepsi) 5 de abril de 2017
Confira a repercussão:
@POPZ3I Aos que não entendem o porquê da crítica, a Pepsi desvalorizou um dos mais importantes protestos ao colocar Kendall para apaziguar os ânimos
— Gina Batista (@BatistaGii) 5 de abril de 2017
@POPZ3I ...Ao dar uma lata de Pepsi a um policial. Kendall nem se manifesta sobre o assunto, foi usada como a solução para o problema. Informem-se
— Gina Batista (@BatistaGii) 5 de abril de 2017
@LEANDROBARR0S Usaram Kendall/lata de pepsi como uma solução à opressão e violência policial sofrida pelos protestantes, principalmente os negros.
— Gina Batista (@BatistaGii) 5 de abril de 2017
@kaioklinsman @_TARYNitUP colocaram a pepsi como elemento transformador e conciliador, só que TIPO
— ana lê (@sweetpemberley) 5 de abril de 2017
@GihD_02 Minimizaram todo o sofrimento que a população sofre, é como se eles achassem que com uma lata de Pepsi toda a violência vai embora
— Nicole %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@nicole5de) 5 de abril de 2017
When she thinks the can of Pepsi is going to stop you from pepper spraying the nearest person of color pic.twitter.com/XMDfg8s02G
— Zito (@_Zeets) 4 de abril de 2017
that pepsi ad made me want to buy a coke.
— quinta b. (@quintabrunson) 4 de abril de 2017
*kendall jenner hands cop a pepsi*
— BRANDON WARDELL (@BRANDONWARDELL) 4 de abril de 2017
cop: im not racist anymore