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No momento de realização de um cortejo, um boneco do Grupo Giramundo, inspirado em Oxossi, se integra aos filhos de Iemanjá e simpatizantes. “Fiquei encantada com a energia e a força dos ensaios do Afoxé Bandarerê. A partir daí nasceu a ideia de confeccionar um boneco de vara representando o orixá masculino, símbolo da caça, da fartura e do trabalho”, afirma Beatriz Apocalypse, uma das diretoras do grupo.
A cofundadora do bloco afro Angola Janga, Nayara Garófalo, considera que a celebração é um avanço na busca pela igualdade racial e diversidade religiosa. “Vemos procissões da Igreja Católica pelas ruas, cultos das religiões evangélicas na TV, mas as religiões de matriz africana são mantidas à margem. Dá uma impressão de que se faz escondido. Não nos escondemos, são eles que nos escondem”, pontua. Em sua avaliação, é um avanço, num estado laico como é o brasileiro, poder exercer a religiosidade afrocentrada em espaços públicos da cidade.
Com 120 integrantes da bateria e do corpo de baile, o Angola desfilará pela segunda vez no carnaval de Belo Horizonte. Fundado no ano passado, o grupo se dedica ao “empoderamento negro nas práticas e repertórios”, com a realização de ensaios artísticos e culturais, assim como a realização de rodas de conversas em escolas e universidades sobre questões relativas à igualdade racial. “Professar nossa religião em público é essencial. Por muitos anos, fomos silenciados e mesmo impedidos que tais manifestações ocorressem”, diz Nayara.
Devido ao sincretismo religioso, Iemanjá também é reconhecida como Iara, a sereia do Amazonas, ou como as santas católicas, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa senhora da Glória e Nossa Senhora da Conceição.
4º PRESENTE PARA IEMANJÁ
Apresentação do Afoxé Bandarerê e dos blocos Baianas Ozadas e Angola Janga. Hoje, a partir das 17h, na orla da Lagoa da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, em frente ao monumento de Iemanjá, Pampulha). Aberto ao público.