Segunda negra a vencer o Miss Brasil desde 1954 - a primeira foi Deise Nunes, em 1986 -, quando foi realizada a primeira edição do concurso, Raissa Oliveira Santana representou o Paraná e tem 32 anos. Além da vaga para a etapa mundial e a coroa, ela ganhou uma viagem para a Itália, um carro zero quilômetro e um conjunto de joias em ouro branco. O anúncio foi feito em cerimônia apresentada por Daniele Suzuki e Cássio Reis.
No ano passado, o Miss Brasil teve seis negras entre as 27 finalistas - as representantes de Rondônia, Bahia, Maranhão, São Paulo e Espírito Santo, além de Raissa. Em 2015, foi apenas Amanda Albino, a Miss Distrito Federal, embora 53% da população do país se declare negra ou parda, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2014. A Miss Pernambuco 2016 é Tallita Martins, modelo de Serra Talhada que tem 20 anos.
A votação pode ser feita até dez vezes por dia. No site do Miss Universo, há uma página dedicada à opinião dos internautas: www.missuniverse.com/voting. O registro pode ser feito através do Facebook ou através de cadastro no site