A Guarda de Finanças de Varese, no norte da Itália, prendeu nesta terça-feira, 17, um grupo de sete pessoas que usou o nome e a imagem do tenor italiano Andrea Bocelli e do ator norte-americano John Travolta para vender um projeto imobiliário.
Segundo a Procuradoria de Busto Arsizio, na província de Varese, a quadrilha induziu mais de 200 indivíduos, entre poupadores e investidores, a aplicarem um total de 20 milhões de euros (R$ 68 milhões) na construção de um complexo turístico de luxo.
Inicialmente, o projeto seria levantado na República Dominicana, mas depois o grupo disse que seria em um atol perto do Blue Hole, o famoso ''buraco azul'' do Belize. No entanto, os terrenos onde o hotel supostamente seria construído não pertenciam à quadrilha, que também não tinha autorização ambiental para realizá-lo.
saiba mais
Segundo site, Andrea Bocelli cantará na posse de Donald Trump
Meme da internet 'John Travolta confuso' vira fantasia do carnaval carioca
Biblioteca de Rachel de Queiroz retorna ao Ceará
Novo livro de George R. R. Martin pode ser lançado ainda neste ano
Itália celebra em 105 países a Semana da Gastronomia Italiana
Para convencer as pessoas a investirem no projeto, os criminosos se aproveitaram da imagem de Bocelli e Travolta, que eram apresentados como ''sócios'' e ''embaixadores'' da iniciativa, embora nunca tivessem ouvido falar nela. O próprio tenor italiano colaborou ativamente com as investigações ao descobrir que seu nome estava sendo usado na fraude.
O grupo era comandado por dois italianos: o empreendedor Domenico Giannini, natural da província de Varese, mas que vivia em Lugano, na Suíça; e o corretor Fabio La Rosa, que residia em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Durante um evento em Cannes, na França, em maio de 2014, Giannini conseguiu tirar fotos com Travolta e Bocelli para usar na promoção do hotel.
Além de Itália, Caribe e Suíça, a quadrilha também operava no Reino Unido e em Luxemburgo. Seus integrantes responderão na Justiça por fraude agravada e captação financeira abusiva