O Porta dos Fundos foi o canal mais influente do YouTube em todo o mundo neste ano. É o que aponta um levantamento feito pela empresa norte-americana Zefr, que rastreou e elencou os canais que obtiveram maior engajamento ao longo do ano e divulgou os resultados nesta semana. Atualmente, o grupo conta com cerca de 12,8 milhões de seguidores e acumula mais de três bilhões de visualizações.
O restante da lista é dominado por canais voltados para o público gamer. Em segundo lugar está Jacksepticeye, VanossGaming em terceiro, PewDiePie, em quarto e Markiplier na oitava posição como alguns dos destaques. O piauiense Whindersson Nunes, que em julho foi elencado como o segundo youtuber mais influente do mundo pela empresa norte-americana Snack Intelligence e em outubro segunda personalidade brasileira mais importante para os jovens de acordo com pesquisa da Provokers, atrás apenas do apresentador Luciano Huck, não aparece na lista apesar da popularidade no país.
saiba mais
Xuxa protagoniza novo vídeo do 'Porta dos Fundos'
Ex-Porta dos Fundos, Júlia Rabello estrela programa que mistura realidade e ficção
Filme do Porta dos Fundos zoa a indústria do entretenimento e seus personagens
Católicos processam Porta dos Fundos por vídeo sobre os Dez Mandamentos
Porta dos Fundos tira onda com o carnaval do Recife
O comediante, aliás, é o atual dono do posto de canal mais seguido do Brasil desde outubro, quando superou o Porta dos Fundos. Ele tem cerca de 15,2 milhões de inscritos e já foi visto mais de um bilhão de vezes na plataforma de vídeos.
O Porta dos Fundos estreou na internet em março de 2012 e tem como marca registrada vídeos irônicos de diversas temáticas. Politica, religião, futebol e celebridades são temas recorrentes no canal, que já foi alvo de ações judiciais por conta das polêmicas que levantou. O vídeo mais visto da empresa foi a esquete Rola, lançada há três anos. São 23,4 milhões de visualizações e mais de 10,6 mil comentários publicados desde janeiro de 2013, quando foi foi publicado.