Tatiana Navka, campeã olímpica em 2006, dançou com um uniforme com listras brancas e pretas e uma Estrela de Davi amarela ao lado do ator russo Andrei Burkovsky, em um programa de grande audiência que foi ao ar no último sábado.
De acordo com a patinadora, muito popular na Rússia, a intenção era homenagear o filme A vida é bela, do italiano Roberto Benigni, uma comédia trágica sobre o Holocausto que venceu o Oscar de Melhor Filme em 1999.
"Nossos filhos precisam conhecer e lembrar desse terrível período", explicou Navka pela rede social Instagram. A performance, muito elogiada pelos jurados do programa, foi criticada nas redes sociais e pela imprensa internacional.
"Perderam a cabeça? Sorrir usando um uniforme de preso com uma estrela amarela! E o público que aplaude... Sem gosto, sem tato, sem simpatia alguma", criticou o espectador Mihael Ratinsky no site da emissora Channel One.
O jornal inglês Daily Mail afirmou que "os sorrisos radiantes" tinham "pouco a ver com este tema sinistro". "De modo geral, não deveria haver brincadeira ou sorrisos" quando se refere à deportação dos judeus, declarou por sua vez Alla Gerber, responsável do Russian Holocaust Center de Moscou.
Assista:
.