O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, afirmou que o maior perigo para a América Latina atualmente é o "demagogo, populista e nacionalista Donald Trump", recém-eleito presidente dos Estados Unidos.
"Tudo que acontece nos Estados Unidos repercute muito na América Latina, sem falar no caso do México, que pode ser brutalmente afetado pelas políticas do senhor Trump", disse o escritor, em uma coletiva de imprensa por ocasião da 30ª Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México, na qual apresentou seu livro Cinco esquinas.
Citando a promessa de Trump de retirar os EUA do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), Vargas Llosa disse ainda que, "no pior dos cenários", o republicano é capaz de provocar uma "guerra mundial". "Precisamos nos preparar para o que está por vir", advertiu.
saiba mais
Livro mostra como os bailes de soul ajudaram a construir o movimento negro brasileiro
Norman Foster vai assinar expansão do Museu do Prado
Biografia escrita pelo jornalista André Barcinski revela o lado B do cantor João Gordo
Dr. Rey cogita se candidatar à Presidência em 2018
Tommy Hilfiger sai em defesa de Melania Trump
O Nobel de Literatura chegou a comparar a chegada ao poder de Trump com a do ex-líder nazista alemão Adolf Hitler. "Foi uma massa mais desinformada, racista e preconceituosa, muito mais do que acreditávamos, que levou Hitler ao poder", comentou.