Nos primeiros versos da música Vogue, Madonna repete: “Faça uma pose”.
Os movimentos são inspirados nas poses de modelos de revistas de moda. O significado, no entanto, vai além disso: nascida nos guetos, a cultura vogue remete à liberdade de expressão e à inclusão das minorias, dialogando intimamente com o empoderamento feminino e a luta contra a homofobia.
Não foi à toa que Belo Horizonte se tornou palco dessa cultura. Aliás, a cidade carrega a alcunha de “Capital do Vogue” na América Latina. “Dois fatores nos levaram a reivindicar o título”, explica Pedro Nogueira, do blog BH is Voguing. “Primeiro, as batalhas regulares na festa Dengue.
Conheça o Vogue, dança de empoderamento que arrebata adeptos em BH
O BH Vogue Fever nasceu da iniciativa do Trio Lipstick – grupo especializado em performances de danças urbanas formado por Maria Tereza Moreira, Paula Zaidan e Raquel Parreira – de trazer para a cidade o dançarino nova-iorquino Archie Burnett, com 30 anos de experiência. Agora, a proposta se ampliou: Burnett divide workshops com dois importantes nomes da cena, os dançarinos e professores Dashaun Wesley, que mora na Califórnia, e Lasseindra Ninja, criador da cena parisiense.
PRECONCEITO
Archie renova o status político da dança. Questionado sobre o papel social do vogue, reitera a importância dessa cultura para a aceitação. “Discriminação, sexismo, racismo, tudo isso existe aqui. No entanto, com essa dança simples, que veio dos marginalizados, podemos fazer mudanças. E Belo Horizonte é um lugar, como qualquer outro no Brasil, que precisa desse tipo de renovação”, comenta.
Marcos Barreiros, vencedor do último duelo de vogue em BH, destaca o papel da dança para a desconstrução de padrões de gênero. “Vogue engrandece as pessoas. Ele quer mostrar que a gente está aqui. Mostra que posso ser um gay afeminado e posso ser visto”, explica. Ele vai duelar durante a festa Zodiac Ball, o evento mais importante do festival, que será realizada amanhã, no Tambor Mineiro.
2º BH VOGUE FEVER
Hoje
15h – Workshop com Lasseindra Ninja
17h – Workshop com Dashaun Wesley
Amanhã
9h30 – Workshop com Archie Burnett
11h30 – Workshop com Lasseindra Ninja
. Academia A2. Rua Guaicuí, 660, Luxemburgo. Ingressos: de R$ 200 a R$ 370
22h – Festa Zodiac Ball, com duelo de vogue
.