O ator Lázaro Ramos se recusou a ser homenageado pelo Senado, que pretendia lhe concede a Comenda Abdias Nascimento, de acordo com informações da revista Fórum.
A comenda foi criada em 2013, a partir de um projeto dos senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Paim (PT-RS), com a intenção de "homenagear os que contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira".
O reconhecimento abrange a cada ano cinco pessoas, e a homenagem é feita em sessão especial do Senado no mês de novembro, quando já é celebrado o Dia da Consciência Negra.
Um conselho composto por representantes dos partidos define os homenageados a cada ano, a partir de indicações de parlamentares e entidades relacionadas à promoção da cultura negra.
saiba mais
Vera Holtz usa intervalos de gravação para divulgar longas e movimentar as redes sociais
Brad Pitt vai à Justiça pela guarda dos filhos
Luana Piovani diz que pretende sair do Brasil
Gretchen diz ser a maior vítima de bullying, mas que aprendeu a não se incomodar
Lázaro Ramos abre hoje, em Paraty, a 15ª Flip. Leia entrevista
"Abdias do Nascimento foi um homem que estava na trincheira da luta pelos direitos da população negra e menos assistida do país.
Tem uma história de luta que é referência para todos nós que queremos um país mais igualitário.
Neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem pois acho que o momento do país é de conscientização, de organização para compreender em que momento histórico estamos e quais passos precisamos dar para fazer com que a tão sonhada igualdade aconteça um dia de verdade.
Então, por esse motivo, recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado.”