"Gostaria de prestar aqui singela homenagem a grande persona e grande artista, cantor e compositor mineiro, o querido #VanderLee, que nos deixou hoje precocemente. Esteja bem meu caro", disse Flausino em um post no Facebook, com uma foto acompanhado do cantor.
No Twitter, Padre Fábio de Melo afirmou que o Brasil perdeu um grande artista. "Que tristeza, minha gente! Eu perdi um amigo muito especial", lamentou.
O senador Antonio Anastasia também lamentou a morte do cantor em um post no Facebook. "Minas Gerais perdeu hoje uma de suas melhores vozes com a partida prematura de Vander Lee, que deixou a todos muito tristes. Verdadeiras poesias em melodia, suas músicas tocam corações.
Por meio de nota, o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda lamentou a morte e apresentou suas condolências aos familiares do cantor e compositor mineiro. “Belo Horizonte perde um de seus maiores artistas. Em suas canções, Vander Lee transformava aspectos do cotidiano em temas universais, tendo, muitas vezes, a nossa cidade como fonte de inspiração”, disse Lacerda.
O governador Fernando Pimentel também divulgou nota de pesar pela morte de Vander Lee. "Recebi com muita tristeza o anúncio da morte de Vander Lee, que, com a sua música, a sua poesia, a sua arte, conquistou o reconhecimento de Minas e do Brasil. Perdemos também um cidadão que sonhava permanentemente com uma sociedade mais justa e com uma convivência mais fraterna entre as pessoas. Vander Lee fará muita falta à cultura mineira e brasileira. Estamos todos muito tristes. Aos filhos, familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos.", disse.
O ator Alexandre Nero foi outra personalidade que manifestou seu pesar pelo Instagram. "Mais um grande artista que se vai sem o merecido reconhecimento do público. Minas Gerais perde mais um artista brilhante. Perdemos todos.
De acordo com a nota divulgada pelo Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, Vander Lee morreu às 8h desta sexta-feira. O cantor se sentiu mal na tarde dessa quinta-feira, 5, quando fazia hidroginástica e foi levado ao hospital da Unimed. De lá, foi encaminhado para o Hospital Madre Teresa, onde foi constatado um aneurisma no coração.
O cantor foi operado durante a noite e internado na UTI 3 do Hospital Madre Teresa, mas ainda durante a noite, teve 11 paradas cardíacas e não resistiu.