Em setembro de 2014, Lílian reviveu a presença de Elis no Beco das Garrafas, em apresentação de um pocket show. O emblemático bar carioca foi, certamente, fundamental para que a atriz compreendesse o universo de sua personagem: a cantora começou sua carreira lá, produzida por Ronaldo Bôscoli, seu primeiro marido, e Luis Carlos Miele.
Não é exagero dizer que a apresentação comoveu. Ao sair de cena, Lílian se viu diante de um Miele de olhos marejados, deixando entrever um misto de emoção e agradecimento.
Para incorporar a personagem, a intérprete procurou menos copiar os gestos da cantora e mais entender a razão de cada traço.
“A energia da Elis flui muito pela boca, pelos olhos e pelas mãos. O que fiz foi tentar entender por que suas mãos são tão expressivas: em que momento da vida ela entendeu que elas também podiam falar? Para isso, precisei compreender de onde ela veio, que família teve, com quem se relacionou e como o fez, de onde vem certa ansiedade”, explica a atriz. Só assim poderia interpretar a personagem – e não copiá-la, até por que “ela é inimitável”.
Lílian enumera três canções que são, para ela, as mais marcantes entre as dezenas que interpreta. “Como nossos pais (1976, do disco Falso brilhante, composição de Belchior) e O bêbado equilibrista (1979, do disco Essa mulher, composição de João Bosco e Aldir Blanc) são músicas que continuam marcantes e extremamente atuais”, pontua. Já a música Aos nossos filhos (composição de Ivan Lins e Vitor Martins) nem mesmo fazia parte do repertório de Lílian. “Era uma música que eu não ouvia, mas se tornou uma das minhas preferidas pela intensidade com que ela canta e porque também sou mãe. É uma música muito sincera, de mãe para filhos”, expõe.
O musical, dirigido por Dennis Carvalho, mantém a mesma estrutura da antiga turnê, com pequenas modificações, como redução de cenas para deixar a apresentação mais fluída. Lílian explica que o objetivo maior é prestar uma homenagem à Pimentinha. A montagem do espetáculo e as técnicas para interpretar a personagem têm, desde já, rendido bons resultados. “Quando acaba o espetáculo, as pessoas dizem que viram uma Elis muito viva no palco”, orgulha-se.
ELIS, A MUSICAL
Espetáculo com Lílian Menezes e elenco.