"Hoje, os médicos decidiram colocar um marcapasso provisório, porque as artérias estavam fibrilando. Depois pode vir a ser permanente. Ele tem cardiopatia severa há muitos anos, já fez cirurgia cardíaca em 1991, tem três stents no coração, ou seja, é um quadro de saúde sempre delicado", disse Lucia, que é casada com o autor gaúcho há 53 anos.
O marcapasso é um pequeno aparelho que envia pulsos elétricos para o coração para estimulá-lo. É utilizado quando os batimentos estão mais lentos do que deveriam. A cirurgia para implante é simples, não sendo necessário abrir o coração. Em boletim médico enviado no começo da tarde, o Pró-Cardíaco informara apenas que Verissimo continuava internado para tratamento de infecção respiratória e arritmia cardíaca, e que seu quadro de saúde era estável.
Verissimo tem 79 anos.
O escritor e a mulher vieram ao Rio para passar o feriadão da Páscoa com o filho caçula, Pedro Verissimo, músico, que vive na cidade. Na sexta-feira, com dificuldades respiratórias, ele foi para o Pró-Cardíaco. "Não posso dizer que estou tranquila, a gente sempre tem uma insegurança. Mas ele está sendo bem atendido, vamos esperar os resultados", disse a mulher do escritor..