Aos 84 anos, o escritor mineiro Fábio Lucas Gomes foi o vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, entregue ontem pela manhã pelo governador Fernando Pimentel (PT) durante cerimônia realizada no Palácio das Artes.
Vencedor da categoria conjunto da obra, Fábio Lucas lecionou literatura brasileira em várias universidades do exterior e foi presidente da União Brasileira de Escritores e diretor do Instituto Nacional do Livro. Autor de dezenas de livros e mestre de gerações de críticos literários e autores mineiros, o prefessor tem obras de referência como O caráter social da literatura brasileira (1970, vencedor do Prêmio Jabuti), Vanguarda, história e ideologia da literatura (1985) e Mineiranças (1991). Em discurso emocionado, ele destacou a importância da valorização do professor e do escritor – duas profissões que, ressaltou, são vistas como “não compensadoras”.
Fábio Lucas, que dedicou parte de sua obra às análises das relações entre literatura e sociedade, ainda defendeu que, de todas as formas de arte, a literatura é aquela que mais se aproxima da expressão coletiva.
O prêmio da categoria poesia foi destinado ao poeta, contista, crítico e ensaísta Marcus Vinícius Teixeira Quiroga Pereira. Ele é autor de 18 livros de poesia, entre eles Manual de instruções para cegos e O xadrez e as palavras, e acumula na sua carreira prêmios da Fundação Biblioteca Nacional e Jabuti.
A categoria ficção (conto) teve como vencedor o escritor e artista visual Jozias Benedicto de Moraes Neto, contemplado com Como não aprender a nadar. O primeiro livro de contos dele, Estranhas criaturas noturnas, foi finalista do concurso Sesc de Literatura 2012/2013.
ITUIUTABA
Com a obra Ylus, o dragão de papel, Estevão Luís Bertoni Araújo foi o agraciado na categoria Jovem Escritor Mineiro. Aos 24 anos, ele mora em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e é professor de inglês. Há nove anos, ele já havia vencido o 12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação/Projeto Memória, como o trabalho Quem tem medo da Nísia Floresta?. Em 2007, Estevão Araújo, venceu o Prêmio Branquinho da Fonseca, em Portugal, com o livro infanto-juvenil O dono da festa.
Em discurso, o governador Fernando Pimentel (PT) fez questão de parabenizar os vencedores e enaltecer a importância da literatura para o país. “Tenho um respeito e admiração muito grande por aqueles que lutam com palavras. Vocês são muito importantes para a construção da nação que queremos. É um exército grande de lutadores que merecem nosso respeito e admiração”, afirmou o governador. “Que a luz de Minas continue vindo das palavras de vocês”, completou.
Representantes do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro) aproveitaram a presença de Fernando Pimentel no Palácio das Artes para fazer uma manifestação na porta do local. Eles não puderam entrar no evento, mas conseguiram do governador a promessa de interceder junto à direção da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para que seja dada uma solução à greve da categoria, iniciada em 25 de novembro.