saiba mais
-
Festival Internacional de Fotografia convida o espectador a observar o mundo sob prismas inusitados
-
Tarcísio Meira volta aos palcos após 20 anos: ''teatro sempre pagou pouco''
-
Estúdio do Mauricio de Sousa tem mais de 40 profissionais, entre jovens e veteranos
-
Amigo que inspirou Cebolinha ganha a vida como pintor; Cascão é caminhoneiro
-
Desenhista Mauricio de Sousa completa 80 anos na próxima terça-feira
-
Vendas de LPs no Brasil superam números de streaming e confirmam força do vinil
Com o evento, a proposta do APM, que comemora 120 anos em 2015, é promover um debate sobre os meios de preservar e garantir o acesso a filmes como forma de garantir a documentação histórica para as gerações futuras.
Este é, inclusive, o objetivo pelo qual a UNESCO criou, em 2005, o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, em um contexto em que antigas tecnologias de suporte se tornam obsoletas, tornando necessária uma atenção à restauração de arquivos como forma de guardar a memória em forma de imagens em movimento.
A mostra de filmes do acervo do Arquivo público mineiro começa às 19h. Na programação, títulos como a Recepção do Grão Duque de Luxemburgo; Dona Olímpia de Ouro Preto; Nada além; Um sorriso por favor; Polícia: o crime dos irmãos Piriá e Polis vão ser exibidos para o público mineiro.
Mais cedo, os interessados podem participar de uma oficina de preservação de acervos audiovisuais, com coordenação de Alexandre Pimenta. O evento começa às 14h e tem duração de 4 horas. O evento é gratuito, com necessidade de inscrição pelo telefone (31) 3269-1167 ou no email apm@cultura.mg.gov.br. A oficina também dá direito a certificado.
Os eventos acontecem na Sala Multimeios do Arquivo Público Mineiro, Avenida João Pinheiro, número 372, Funcionários.