Ingrid Guimarães se tornou sinônimo de sucesso e, principalmente, boas risadas. A atriz está no elenco das comédias de maior bilheteria na história recente do cinema nacional, como De pernas pro ar, Minha mãe é uma peça e Loucas pra casar. Também tem dado o ar de sua graça na TV, como a espevitada cabeleireira Marlene do seriado Chapa quente (TV Globo). Nos palcos, sua mais recente empreitada é a turnê (que já completou três anos) de Razões para ser bonita. É com esse espetáculo que ela retorna a Belo Horizonte, neste sábado e domingo, com apresentações no Sesiminas.
“A peça mudou bastante depois desse tempo todo, porque a gente improvisa muito. Principalmente quando tiramos a quarta parede e falamos com o público. Tem uma cena inteira em que estou vestida de princesa e que virou um grande improviso meu sobre a beleza e o mundo mágico das princesas. Ao longo da temporada, fomos colocando muita coisa nossa no texto”, afirma.
Leia Mais
Ingrid Guimarães encabeça espetáculo que critica a supervalorização da estéticaIngrid Guimarães começa a gravar sequência de De pernas pro arLouríssima, Ingrid Guimarães diz que seu poder está no cabeloIngrid Guimarães curte praia com filhaIngrid Guimarães analisa o 'jeitinho' brasileiro de consumir Ator Matheus Soriedem propõe uma reflexão sobre privações da liberdade Livro relata dias de internação de Renato Russo em clínica para dependentes químicosExtrema se prepara para receber segunda edição do Festival Literário
Ingrid teve a ideia de encenar o texto no Brasil quando ganhou de presente da amiga e atriz Deborah Evelyn o livro Razões para ser bonita. “Deborah havia montado outro texto do LaBute, Baque. Achei o assunto de Razões muito atual e interessante. Aí fui a Londres assistir à peça e resolvi comprar os direitos junto com o produtor Sandro Chaim. Na verdade, já queria há um bom tempo encenar um texto do Neil LaBute, pois ele tem um humor que me interessa, é ácido. Além do mais, o tema é supercontemporâneo, principalmente em tempos de internet e supervalorização da imagem”, diz.
Todos os personagens da peça, de alguma forma, estão presos ao modelo que valoriza o poder da beleza e da juventude. Steph (Ingrid Guimarães) fica sabendo que seu namorado Greg (Gustavo Machado) comentou com um amigo que achava o rosto dela ‘apenas comum’. Steph fica transtornada e termina a relação com Greg por não suportar conviver com um homem que não a ache bonita. A partir daí, uma sucessão de discussões e cenas bem-humoradas fazem com que Greg veja o seu mundo desabar. Enquanto isso, Leo (Marcelo Faria), o melhor amigo de Greg, se divide entre achar o máximo namorar uma mulher linda, Carla (Aline Fanju), e ter um caso com uma menina mais jovem e ainda mais linda. Carla, que é amiga de Steph, enfrenta as dificuldades de ser uma mulher muito bonita.
“Acho que a coisa mais importante da peça é ver como a gente tem dado atenção demasiada à imagem e à beleza, deixando de dar atenção a outras coisas importantes da vida. O espetáculo não fala só sobre a beleza, mas fala sobre o amor. É uma discussão da beleza a partir do relacionamento de dois casais. Por isso mostra vários lados do belo, não só o bom”, opina.
Cinema
O ano de 2015 está movimentado cinematograficamente para Ingrid Guimarães. Em janeiro, ela lançou Loucas pra casar. Para o segundo semestre, a atriz tem planos de filmar uma comédia de Júlia Rezende, Um namorado para a minha mulher, e espera a chegada aos cinemas de mais dois longas-metragens: Tudo bem quando acaba bem, de José Eduardo Belmonte, previsto para outubro, e Um homem só, de Claudia Jouvin, ainda sem data definida. “O bacana é que nesses dois trabalhos os personagens são bem diferentes dos que tenho feito”, diz.
Razões para ser bonita
Neste sábado, às 21h, e domingo, às 18h, no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60,
Santa Efigênia). Com Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado e Aline Fanju. Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Vendas: bilheteria do teatro e Ingresso.com. Informações: (31) 3241-7181. Classificação: 14 anos.