No último dia da 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o jornalista Roberto Saviano brindou o público com um vídeo em que lamentou sua ausência no evento. Citando Tim Lopes, ele fez uma homenagem ao jornalista, morto no Rio de Janeiro, e afirmou que organizações criminosas somente florescem com conivência da burguesia.
O escritor italiano cancelou sua participação alguns dias antes do início da feira, alegando questões de segurança. Saviano é jurado de morte pela máfia italiana por revelações feitas em seu livro 'Gomorra'. Ele vive sob escolta 24 horas por dia e é obrigado a trocar de endereço periodicamente. No vídeo, exibido antes da mesa 'Jornalismo de guerrilha', ele fala sobre o papel das máfias. "O papel das máfias está na ligação entre política, economia e o mundo do narcotráfico. Não pode existir a criação de um poder econômico criminoso sem uma conivência e aliança com a burguesia saudável do país."
saiba mais
Ele termina o vídeo com a seguinte frase: "Espero que essa minha dificuldade não prejudique a possibilidade de ir ao festival de vocês, talvez no ano que vem, talvez daqui a dois anos", despediu-se.