Chargista, ilustrador e escritor, o mineiro Lelis manda para as livrarias 'Hortência das tranças' (Editora Abacatte), uma delicada declaração de amor ao mundo das histórias. A moça do título deixa ensopado e café coado para o marido, enche a mala de livros e sai pelo mundo – de ônibus – espalhando causos inspirados em prosadores como ela: Monteiro Lobato, Franz Kafka, Cervantes e, claro, João Guimarães Rosa.
As belas aquarelas de Lelis conduzem pequenos e veteranos leitores a uma viagem por lugares distantes e perdidos no tempo. À primeira vista, parece um livro infantil. Se as crianças tomam conhecimento de histórias que encantam os pais, quem vai viajar – mesmo – por ali são os adultos...
Ilustrador do Estado de Minas, o autor lançou vários livros, é artista premiado em salões de humor e tem trabalhos editados na França e no Canadá, entre outros países. Neste sábado, das 11h às 13h30, Lelis vai autografar Hortência das tranças no Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim).