

O jovem elenco ganha a vida também com a televisão, com Malhação e Boogie Oogie. Conto de verão estreou no Rio de Janeiro, no Dia dos Namorados de 2012. Depois de temporada no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, a trupe tem se apresentado em várias partes do Brasil. De acordo com Bia, diretora de atores, o grupo vem ganhando ainda mais força no palco, na troca com as plateias. A atriz destaca o trabalho na preparação do elenco, com encontros fundamentais com o autor. “Domingos está com 78 anos. Foi muito importante para o processo, para a compreensão das metáforas, os vários encontros que o grupo teve com ele”, diz. Para Bia, o trabalho de mesa, o semestre debruçado no entendimento das nuances e das entrelinhas nos ensaios, ajudou consideravelmente para que o trabalho alcançasse a qualidade defendida por ela.
“Eu me realizo em cada um desses meninos”, ressalta. Intérprete “adormecida” desde 2004, Bia fala com gosto e emoção sobre as entregas que ela conhece bem dentro da quarta parede. Paixão, agora, compartilhada nas salas de aula de sua escola para atores, na Região Oeste do Rio de Janeiro. Ela espera voltar à cena para matar a saudade, embora se mostre feliz nos bastidores. “Dirigir é tão fascinante ou mais que estar ali, é dasafiador, é um caminho de muitos perigos”, considera.
A criadora revela que também tem textos teatrais guardados. Crítica e criteriosa, Bia aguarda o melhor momento para trazê-los à luz. Enquanto os novos trabalhos se fortalecem campo de ideais, a diretora deixa o Rio de Janeiro para ver de perto, em Belo Horizonte, a performance de seus pupilos globais. Conto de verão tem duas sessões no domingo, às 18h e às 20h.
CONTO DE VERÃO
Domingo, às 18h e às 20h. Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada). Informações: (31) 3654-6897. Classificação: 12 anos.