Às 15h da última segunda (09), ainda não havia assinaturas no livro de presença disposto na entrada do Memorial Chico Science, mantido pela Prefeitura do Recife. No dia anterior, somente um punhado de nomes. É uma época morta para visitas, atestam os cinco funcionários do espaço, localizado há quase seis anos no Pátio de São Pedro. O passeio não impressiona. Para chegar à porta, é preciso pedir ajuda a comerciantes, já que não há sinalização. Desgastada, a fachada anuncia as más condições do interior.
Segundo Almir Cunha, um dos líderes do levante, a convocação foi toda feita através das redes sociais. Cerca de 500 pessoas foram convidadas, mas a estimativa é de que 10% compareçam ao encontro, ao lado da escultura Carne da Minha Perna (a do caranguejo), às 14h. A ideia é redigir uma carta com as exigências detalhadas em torno da revitalização ou transferência do Memorial Chico Science.
“Esperamos que fãs e artistas ligados ao manguebeat compareçam”, diz Almir, estudante de jornalismo, que administra o Raízes do Mangue, com o amigo Marcos Azeredo. Para ele, a atual sede do memorial está muito aquém do legado de Science. Os objetos cedidos pela família do músico, bem como acervos de livros e discos que serviram de referência ao manguebeat, estão se deteriorando. O cartaz virtual de divulgação do protesto foi compartilhado por Jorge DuPeixe na página oficial da Nação Zumbi. A legenda “essa preocupação também é nossa” só encorajou o Raízes do Mangue.
saiba mais
-
Vanguart anuncia cancelamento de 13 shows em nota no Facebook
-
Robin Thicke e Pharrell Williams perdem ação na Justiça por plágio de Marvin Gaye
-
Ignácio de Loyola Brandão conversa com os leitores na Academia Mineira de Letras
-
Após deixar bancada do JN, Patrícia Poeta ganhará programa de variedades
-
Patricia Arquette repete discurso feminista do Oscar em celebração da ONU
-
Tiroteio em mansão do rapper Lil Wayne teria deixado quatro pessoas feridas
ATUALIZAÇÃO: Na noite de ontem, após o fechamento do caderno Viver, a Secretaria de Cultura informou, através de email, que a Prefeitura fará uma análise das reivindicações do Movimento Raízes do Mangue, assim que as receber oficialmente para, em seguida, definir quais as ações que poderão ser realizadas no local.
Confira Chico Science & Nação Zumbi com Manguetown: