Trata-se de um livro bonito e diferente, que mexe com a imaginação. Ele não foi concebido com imagens convencionais de pessoas ou lugares. Antes de tudo, o artista se valeu de elementos vitais da natureza – a água, o fogo, a terra e os minerais – em seu estado mais primitivo para concluir esse trabalho de teoria e experimentação.
De acordo com Arthur Omar, algumas questões, que provavelmente ficaram em aberto a partir de 'Antropologia da face gloriosa', pediam para ser desenvolvidas. “'Antes de ver'... fornece uma visão da fotografia bem diferente dos textos canônicos, que, a rigor, todos são obrigados a citar em estudos sobre o tema, o que acaba tornando a pesquisa um tanto repetitiva”, observa.
Segundo o autor e cineasta, que dirigiu os longas 'Triste trópico' e 'Sonhos e história de fantasmas', o livro foi construído como uma sequência de ideias, construídas num plano ascensional de complexidade. “O mesmo se dá com as imagens, para que no final tudo faça sentido e o experimento em teoria da imagem forneça os seus ditames conclusivos”, diz.
Arthur Omar lançou também 'Viagem ao Afeganistão', com prefácio assinado pelo filósofo italiano Antonio Nigri, 'O esplendor dos contrários' e 'Lógica do êxtase'.
'Antes de ver – Fotografia, antropologia e as portas da percepção'
Lançamento do livro de Arthur Omar. Nesta quarta, às 19h30, no Multiespaço Oi Futuro (Avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras). Entrada franca. Informações: (31) 3229-2975.