Brincadeiras são mesmo a especialidade de Salomão Teixeira de Souza. Ele adora se vestir de forma exótica. Por seis meses, andou por BH usando meio bigode. Já foi a um casamento vestindo terno metade branco metade preto, com direito a sapatos diferentes, além de óculos com uma lente escura e a outra transparente. “É tudo verdade”, garante Marília, revelando ter confirmado todos esses fatos com a própria mulher do escritor. Salomão, aliás, mandou fazer um traje especial para receber os convidados esta noite.
“O que mais me chama a atenção nos textos de Salomão é o humor. Rio todas as vezes que leio um dos contos dele. Outra qualidade: são histórias boas de ler, acessíveis a todos, de crianças de 6 anos a adultos de 60”, diz Marília Salgado. Ela suspeita que os adolescentes vão adorar as estripulias de Salomão.
Ilustração “Com o seu humor, ele vai salvar vidas”, afirma o artista plástico Mello Menezes, que ilustrou 'Salomão, le bon mesmo!'. Os desenhos ficarão expostos no espaço do Museu Abílio Barreto onde ocorrerá a noite de autógrafos.
“Conheci o seu Salomão lendo o livro dele”, diz Mello Menezes, um dos ilustradores mais importantes do país, que está na ativa há mais de 50 anos. Outro designer ilustre participou do livro: o mineiro Guilherme Seabra, responsável pelo projeto gráfico.
“Expor os originais é muito bom, pois permite que as pessoas vejam como é a palavra interpretada pelo pintor”, afirma Mello Menezes. Ele explica que usou diversas técnicas com o objetivo de evitar a monotonia gráfica. “Pintando e desenhando, aprendi o desenho, a pintura da vida, e também a generosidade e beleza, que a vida pode ter, apesar dos pesares”, observa. “Sempre fui muito solto, muito livre, inclusive no modo de viver. Isso permite que o resultado do trabalho seja criação, sonho, fantasia”, resume.
O carioca Mello Menezes tem 76 anos e iniciou sua carreira ilustrando contos em revistas. Fã dos artistas gráficos Alex Raymond e John Prentice, ele admira a forma como os dois usam a luz, a sombra e a expressão corporal de acordo com a cena. O veterano elogia também Celso Barroso, Andre Le Blanc e Benício, desenhistas contemporâneos dele.
SALOMÃO, LE BON MESMO!
Livro de Salomão Teixeira de Souza. Lançamento nesta terça-feira, das 19h01 às 21h37. Museu Histórico Abílio Barreto, Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim, (31) 3342-1268. Entrada franca.