

Virada Cultural de BH: confira dicas para aproveitar ao máximo a programação
Representantes da chamada poesia marginal — gênero surgido em Recife na década de 80 —, eles se inspiram no caos urbano e naquilo que há de instigante nas ruas para compor seus versos. Há mais de 20 anos divulgam suas obras de maneiras alternativas pelas esquinas do Recife, com saraus, haikais e zines. O trabalho de um deles foi inclusive tema do premiado filme 'Febre do rato' (2011), dirigido por Cláudio Assis, que tem o poeta Zizo com personagem principal.
saiba mais
Na sexta-feira, os três artistas estarão na Praça Afonso Arinos, a partir das 20h, onde se encontrarão com outros saraus de Belo Horizonte, como o Sarau Vira Lata, Leitura Nua, Nosso Sarau e o Sarau Comum. O evento, organizado pelos coletivos Goma e Adiante, será gratuito e aberto ao público.
No sábado, uma grande oportunidade para quem aprecia esse tipo de produção aprender mais sobre o assunto. Os pernambucanos irão ministrar três oficinas, também gratuitas, no Ystilingue, localiza no segundo andar do Edifício Maletta. A partir das 13h, Valmir Jordão falará sobre a produção de zines. Às 15h, será a vez de Zizo oferecer sua oficina de haikais e, para finalizar, às 17h, acontece a oficina de recitação e performance poética. As inscrições podem ser feitas aqui.
Domingo, eles terminam a jornada poética por BH, fazendo parte da programação da Virada Cultural. Com a mediação do jornalista Leandro Lopes, os artistas farão apresentação livre, entre 16h e 17h, no Sesc Palladium. A entrada é livre e a classificação é de 14 anos.
Conheça um pouco mais sobre os três poetas marginais de Recife nos vídeos abaixo: