Maior festival itinerante de artes cênicas do país, o Palco Giratório, promovido pelo Sesc, terá em sua programação este ano 22 apresentações. Até dia 31, o evento, que está sendo realizado pela terceira vez em Belo Horizonte, vai reunir espetáculos de todas as regiões do Brasil, seja em palco ou na rua.
saiba mais
-
Livro de Fernando Rabelo exibe ângulos inusitados da capital mineira
-
Repaginadas, drag queens renovam interesse do público na noite de BH
-
Festival Estudantil de Teatro divulga lista de espetáculos selecionados para outubro
-
Teatro de bonecos a bordo de ônibus chega a escolas da Região Metropolitana de BH
Um dos destaques desta semana vem do Acre: 'Solamente Frida', da Cia. Garotas Marotas, de Rio Branco, será apresentada quinta-feira, no Grande Teatro. A montagem vem a BH pela segunda vez – no primeiro semestre foi encenada na Zap 18.
Criado em 2011 pela atriz Clarisse Baptista e pela produtora Marineide Maia, o grupo Garotas Marotas estreou justamente com o espetáculo inspirado na vida da pintora mexicana Frida Kahlo. Para a encenação, se uniu ao grupo boliviano Teatro de Los Andes, responsável pela direção (a cargo de Gonzalo Callejas e Alice Guimarães). Em cena, Clarisse interpreta a personagem-título e o ator convidado Nonato Tavares, de Manaus, se divide entre personagens como o pai da pintora, Guillermo Kahlo; o marido dela, Diego Rivera; e a própria morte.
“O espetáculo não apresenta a vida de Frida numa ordem cronológica”, explica Clarisse Baptista. “A partir de escritos dela – Cartas apaixonadas, além de seu próprio diário – e de outros feitos sobre ela, a narrativa foi criada, seja por meio de imagens ou dos textos narrativos. Há momentos dela com o pai, com sua arte, com os acidentes que sofreu, as traições do Diego.”
Na programação do Palco Giratório, 'Solamente Frida' será apresentada até o fim deste ano, em 26 cidades. “Com o Amazônia nas Artes (outro projeto itinerante do Sesc) fizemos também 36 cidades. Ou seja, vamos fechar 2014 com mais de 60 apresentações”, contabiliza a atriz.
Até 31 de agosto. Veja programação completa no site www.sescmg.com.br/palcogiratorio. Entrada franca. Informações: (31) 3270-8100.
Oficinas
Além de espetáculos, o Palco Giratório promove oficinas. As desta semana já estão com inscrições encerradas. Mas há oferta para oficinas de maquiagem com o coletivo As Travestidas, de Fortaleza (dia 19, com inscrições até sexta-feira), e de choque, com Núcleo do Dirceu, de Teresina (dia 26, com inscrições até o dia 19).
• Programação da semana
• Terça-feira, 12
'Barrica Poráguabaixo', com Palhaça Barrica (Chapecó/SC), às 13h30, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie Sesc Palladium
'O mistério da Bomba H', com Grupo Oriundo de Teatro (BH), às 14h, no Sesc Contagem/Betim
• Quinta
'Solamente Frida', com Cia. Garotas Marotas (Rio Branco/AC), às 21h, no Grande Teatro Sesc Palladium
• Sexta
'Anônimo', com Grupo Peleja (Recife/PE), às 20h, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie Sesc Palladium
'Inaptos? A que se destinam...', com Teatro de Anônimo (RJ), às 21h, no Grande Teatro Sesc Palladium (haverá nova apresentação no sábado)
• Sábado
'Till – A saga de um herói torto', com Grupo Galpão (BH), às 18h30, na Praça do Papa