Recentemente reinaugurado, o Teatro Francisco Nunes, marco físico na história da dramaturgia em Belo Horizonte, recebeu na noite da última segunda-feira, 26, a cerimônia do Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas. Em edição renovada, a premiação celebrou espetáculos e artistas envolvidos na cena da capital mineira, com ênfase nos trabalhos que integraram o FITBH. Ao todo, o Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais distribuiu honrarias em 30 categorias.
saiba mais
Com estreia nacional em dezembro de 2012 na capital paulista, a peça inspirada em fragmento da obra de Clarice Lispector chegou a BH no último mês de outubro para temporada de três meses no CCBB, na Praça da Liberdade. Recentemente, 'Prazer' foi escolhida para abrir a programação do FIT, no palco do mesmo Francisco Nunes, em 6 de maio.
Entre os principais troféus do teatro adulto, o de Texto inédito foi para Jair Raso, por 'Memórias em tempos líquidos'. Silvana Stein venceu o prêmio de Melhor atriz pela performance em 'Discurso de um coração infartado' e Geraldo Peninha faturou o de Melhor ator por 'Horácio'. Kalluh Araújo foi eleito o Melhor diretor com a montagem de 'Toda nudez será castigada'.
Já entre os infantis, a versão do Giramundo para 'Alice no País das Maravilhas' colecionou prêmios. O espetáculo venceu nas categorias de Melhor espetáculo, Melhor direção com Marcos Malafaia e Melhor ator para Beto Militani além dos troféus técnicos de Figurino e Criação de luz. A trilha sonora da montagem, assinada por John Ulhôa e Fernanda Takai do Pato Fu, também foi premiada na noite de gala do teatro mineiro. Confira aqui a lista completa dos indicados à primeira edição do Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas.