A existência de pequenas rachaduras nos tornozelos do clássico da Renascença italiana 'David' não é uma novidade. Desde o século 19 já se noticia a existência das fissuras. Agora um grupo de pesquisadores italianos recriaram situações que poderiam levar ao colapso da escultura de Michelangelo.
Cientistas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR, em italiano) e da Universidade de Florença recriaram réplicas de dez centímetros da obra, que tem mais de cinco metros de altura originalmente, e fizeram testes em centrífugas, simulando efeitos da gravidade na obra.
O resultado do estudo, publicado no Jornal de Patrimônio Cultural, mostra que as microfraturas surgiram após quase trezentos anos de exposição da obra em praça pública, a frente do Palazzo Vecchio, em Florença. A inclinação de 5° a qual a obra ficou exposta desde sua criação em 1504 até 1873, quando foi transferida para a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, onde está até hoje.
As conclusões ainda indicam que um eventual terremoto ou até mesmo vibrações por construções pesadas podiam ameaçar a integridade de 'David' e uma possível saída seria a transferência da exposição do movimentado centro de FLorença para uma sala anti-terremoto mais afastada da cidade.
O 'David' surgiu após, em 1501, o governo da cidade decidir dar um destino a um gigantesco bloco de mármore, que havia ficado exposto em público por 25 anos. Para isso vários artistas foram convocados, mas apenas Michelângelo conseguiu começar os trabalhos. A escultura levou três anos para ficar pronta e é considerada um dos principais símbolos do Renascentismo italiano.
A obra faz referência à passagem bíblica em que o pastor de ovelhas Davi enfrenta e mata o gigante Golias.
Cientistas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR, em italiano) e da Universidade de Florença recriaram réplicas de dez centímetros da obra, que tem mais de cinco metros de altura originalmente, e fizeram testes em centrífugas, simulando efeitos da gravidade na obra.
O resultado do estudo, publicado no Jornal de Patrimônio Cultural, mostra que as microfraturas surgiram após quase trezentos anos de exposição da obra em praça pública, a frente do Palazzo Vecchio, em Florença. A inclinação de 5° a qual a obra ficou exposta desde sua criação em 1504 até 1873, quando foi transferida para a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, onde está até hoje.
As conclusões ainda indicam que um eventual terremoto ou até mesmo vibrações por construções pesadas podiam ameaçar a integridade de 'David' e uma possível saída seria a transferência da exposição do movimentado centro de FLorença para uma sala anti-terremoto mais afastada da cidade.
O 'David' surgiu após, em 1501, o governo da cidade decidir dar um destino a um gigantesco bloco de mármore, que havia ficado exposto em público por 25 anos. Para isso vários artistas foram convocados, mas apenas Michelângelo conseguiu começar os trabalhos. A escultura levou três anos para ficar pronta e é considerada um dos principais símbolos do Renascentismo italiano.
A obra faz referência à passagem bíblica em que o pastor de ovelhas Davi enfrenta e mata o gigante Golias.