A revista Zine está em festa. Neste domingo, a publicação exclusiva para tablets dos Diários Associados chega à centésima edição. O marco será celebrado com edição especial.
O leitor poderá se recordar ainda da cobertura do estouro do rapper coreano Psy, o gordinho que, em outubro do ano passado, arrebentou nas paradas de sucesso do mundo – tudo graças a um clipe despretensioso, crítica à sociedade de consumo, divulgado no YouTube.
O começo Com uma antena ligada nas inovações do mundo digital e outra nos anseios dos leitores do EM em suas diversas plataformas – web, impresso e prancheta eletrônica –, a revista Zine nasceu em janeiro do ano passado, totalmente pensada para os tablets. A intenção sempre foi oferecer a quem acessa o jornal em meio eletrônico conteúdo diferenciado, com informação de qualidade recheada por fotos e vídeos, entre outros elementos que tornam a experiência de navegação mais leve, dinâmica e eficiente.
A Zine é também uma revista para quem é ligado sobretudo no mundo do entretenimento. Há quase dois anos no ar, a publicação, que sai sempre aos domingos, já estampou em suas capas estrelas como Madonna, Lady Gaga, Katy Perry, entre outras que bombam no animado universo do showbiz. O que não significa que a publicação se furte a abordar outros assuntos quando o momento exige.
É o caso da onda de manifestações que ocorreu no Brasil em junho. Na ocasião, publicou a experiência de uma de suas repórteres de protestar, junto a milhares de outros cidadãos, nas ruas de Belo Horizonte.
Boas-novas Será ampliado o número de plataformas em que será possível baixar a revista. A partir do início de 2014, a Zine e o jornal Estado de Minas estarão disponíveis no formato HTML 5, o que permitirá acessá-los não apenas de tablets e computadores, como também de smartphones.
"Uma das grande vantagens desse formato é permitir que o leitor veja os vídeos que oferecemos direto do ponto onde tocar a tela. Hoje, para vê-los, é preciso navegar pelas galerias, o que dá um pouquinho mais de trabalho. A inovação vai tornar não só a Zine, como o Estado de Minas em um dos tablets mais interativos, eficientes e prazerosos de navegar", acredita Carlos Altman, coordenador do EM tablets.