“Enfrentando um dragão por dia” é o que diz a letra da música ‘Alma de guerreiro’, tema de abertura da telenovela ‘Salve Jorge’. Foi desse verso que surgiu a inspiração para que o talento de João Gabriel Rodrigues Camargo, 12 anos, se tornasse público. Em vez de enfrentar, o garoto começou a desenhar um dragão por dia e postá-los no Facebook e em um blog. A grande qualidade dos trabalhos logo chamou atenção e virou sucesso na internet, inclusive entre ilustradores e designers profissionais.
Veja aqui alguns desenhos
A habilidade de João para as artes gráficas já era notada pela família desde cedo. “Com três, quatro anos ele já desenhava coisas muito avançadas para a idade dele e sempre mostrava interesse por artes e exposições”, conta a mãe Sofia Fada, que é escritora e roteirista. A idéia de compartilhar as obras partiu do padrasto, o designer Hermann Santiago. Ele notou que a pasta de desenhos do garoto era repleta de dragões e sugeriu a criação de uma página no Facebook e um blog, com o nome de “Um dragão por dia”.
saiba mais
-
Marcos Coelho Benjamim abre mostra de novos trabalhos em galeria, na Savassi
-
Desmontagem dos painéis de Portinari marca a despedida de obras-primas no Brasil
-
Jovem desenhista faz sucesso na internet desenhando dragões
-
Jovem desenhista de 'Um dragão por dia' comemora um ano de seu projeto na Virada Cultural
Oportunidades profissionais
Além de elogios, ele começou a receber também dicas de alguns profissionais e foi convidado para ilustrar um livro e um game. João também foi procurado pela Rabisquedo, uma empresa especializada em criar brinquedos criativos e didáticos, para colaborar no desenvolvimento de uma linha de dragões de pelúcia e livros estampados.
Apesar da pouca idade, o jovem desenhista já começa a vislumbrar um futuro trabalhando no ramo. “Antes eu pensava sem ser biólogo, agora tenho vontade de desenhar jogos, animação e outras coisas que tenham a ver com desenho”, explica João, que se diz muito contente com a repercussão positiva que as páginas tem tido.
Aprimorando o talento
Sofia conta que o filho nunca fez aula ou teve professores de desenho, mas que a oportunidade surgiu recentemente, graças ao sucesso das postagens. “Quando ele era mais novo, me aconselharam a não matriculá-lo em nenhum curso, para não influenciar no traço dele. Agora, entendemos que ele já está maduro suficiente para aprimorar o próprio talento e já foi oferecida uma bolsa para ele em uma escola especializada”, explica a mãe, que afirma ainda que João procura por conta própria alguns tutoriais e videoaulas de desenho e ilustração na internet.
Enquanto as portas se abrem profissionalmente e os trabalhos viram sucesso no Facebook, João segue se divertindo, colocando sua imaginação juvenil no papel. “Além dos dragões, gosto de desenhar piratas, monstros, e outras coisas que vejo em filmes e animes que gosto de assistir”, diz ele. Quando perguntado se há alguma ideia para quando os 365 dragões estiverem terminados, ele diz que ainda não pensou a respeito, mas, quem sabe, possam vir 365 monstros, ou 365 piratas. Criatividade e talento é o que não falta.
Confira aqui a página "Um dragão por dia" no Facebook e acesse todos os desenhos no blog.
Com Pedro Galvão