O poeta e professor Sérgio Alcides é o convidado de hoje da série A nova literatura brasileira, do projeto Sempre um Papo. Também crítico literário, tradutor e ensaísta, com vários trabalhos na área da literatura, Alcides aproveita o encontro para lançar sua mais recente coletânea de poemas, 'Píer' (Editora 34).
Em seu terceiro volume de poemas, o escritor explora temas diversos, que vão da evocação ao mar, como em “Falta”: “Maré baixa. O píer não se precipita senão como o resíduo que vem dar na praia, memória do mar, areia raiada ainda pelas pegadas das águas em fuga”, a outros de tendência mais existencialista, como “Drama”: “Penso no meu futuro morto, que cresceu dentro de mim por tantos anos, comigo, e hoje espera paciente a minha despedida”.
Formado em comunicação social, Sérgio Alcides conta que chegou a trabalhar durante cinco anos como jornalista, antes de começar a dar aulas. Com o livro 'Estes penhascos', sobre o poeta inconfidente Cláudio Manuel da Costa, venceu dois prêmios importantes, o Minas de Cultura e o Cidade do Recife. Organizou ainda edição de 'Eu e outras poesias', de Augusto dos Anjos (Ática), e como tradutor verteu para o português textos de Ted Hughes, Juan Gelman, Joan Brossa e Philippe Jaccottet.
PÍer Lançamento do livro de Sérgio Alcides e bate-papo com o autor.
Nesta segunda-feira, às 19h30
Local: Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, no Projeto Sempre um Papo