Há cerca de sete anos a prefeitura fez uma rede pluvial em rua do Bairro Santos Dumont, em Divinópolis, que padecia com enxurrada e lama sempre que chovia. Mas deixou um buraco. Com medo de alguém se machucar, Kleber da Silva, depois de colocar galhos, decidiu levar um tronco de abacateiro para o local. Como chamou atenção, resolveu aprimorar: com panos, pedaços velhos de motocicleta e outros objetos, transformou o tronco num boneco cômico.
saiba mais
-
Sabrina Abreu lança reportagem sobre jovem que ajudou a mudar a imagem da comunidade do Morro do Alemão
-
Nélida Piñon lança volume de ensaio onde cita sua relação de amizade com Clarice Lispector
-
Exposição 'Um passo, uma dança' relembra obra de Dora Guimarães
-
Sérgio Alcides lança nesta segunda-feira seu terceiro volume de poemas
Um conjunto de obras de Kleber da Silva, realizadas nos últimos sete anos, está sendo mostrado até 6 de setembro na Belizário Galeria de Arte, em Belo Horizonte. “Quando começo não sei o que vai sair. É até difícil começar. Não risco e não desenho antes. Oro a Deus para me dar sabedoria, a mente vai se abrindo e vão surgindo coisas. Algumas figuras parecem bíblicas, outras são gente”, explica, destacando que é fiel a representação humana.
Com relação à influência do escultor GTO sobre suas peças, Kleber da Silva explica que, quando começou, “não sabia o que era escultura” nem conhecia o artista. “Como diziam que o que eu fazia era parente do GTO, procurei saber quem era. Vi e achei interessante, mas meu trabalho é diferente”, afirma. O artista já mostrou obras em Divinópolis e algumas de suas peças já estiveram expostas no Palácio das Artes.
Pedreiro
Kleber da Silva cultiva a aprovação do público. “O mais importante, depois de eu aprovar a peça, é o povo gostar. Se não gostam, a situação fica complicada”, observa. O cuidado tem motivo: o artista é pedreiro e quer ter uma carreira no campo das artes. “Mas tudo é com o tempo. Quem sabe um dia Deus abre as portas?”, sonha. Ele faz questão de lembrar que ainda é difícil vender suas obras. “Como você toma gosto, não há mais como parar”, diz.
O trabalho artístico, por enquanto, é feito depois da jornada como pedreiro e nos fins de semana. Hoje, o artista está em Belo Horizonte para conferir a exposição na Belizário Galeria de Arte. O escultor Kleber da Silva tem 53 anos, nasceu, vive e trabalha em Divinópolis.
Kleber da Silva
Exposição de esculturas
Local: Belizário Galeria de Arte
Endereço: Rua Ceará, 999, Funcionários
Informações: (31) 3317-5635
Segunda a sexta, das 10h à 19h; sábado das 9h às 14h. Até 6 de setembro. Entrada franca