Neta de Dorival Caymmi e autora de uma das mais relevantes biografias do cantor e compositor baiano, Stella Caymmi lança hoje à noite, em Belo Horizonte, o livro O que é que a baiana tem? (Civilização Brasileira, 294 páginas, R$ 39,90). Nessa nova obra, ela se dedica à análise da carreira do avô entre os anos 1930 e 1950. A abertura será feita com mesa-redonda com ela e o compositor Márcio Borges falando sobre a importância da cantora Nana Caymmi para o Clube da Esquina. Entrada franca.
saiba mais
A música que dá título ao livro, imortalizada na voz de Carmen Miranda, é o eixo central da narrativa, que revela declarações inéditas de Dorival. Os depoimentos mostram sua importância na trajetória artística da cantora e vice-versa, além de retratar a difícil relação entre a classe artística e o Estado Novo de Getúlio Vargas. Também ganha destaque a influência que Dorival teve dos intelectuais de esquerda, como Jorge Amado; dos grupos do empresário Carlos Guinle e dos compositores envolvidos na luta pelo direito autoral.
Filha de Nana Caymmi e de seu primeiro marido, o médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli, Stella é doutora em literatura brasileira pela PUC-Rio, onde é professora. Trabalha há mais de 20 anos na área cultural, com artigos publicados em vários jornais e revistas do país e ensaios para edições acadêmicas, songbooks e CDs. É autora dos livros Dorival Caymmi – O mar e o tempo (Editora 34) e Caymmi e a Bossa Nova (Íbis Libris).
'O que é que a baiana tem? - Dorival Caymmi na Era do Rádio'
Lançamento do livro de Stella Caymmi.
Data: Segunda-feira, 19, às 19h
Local: Livraria Mineiriana (Rua Paraíba, 1.419, Savassi).
Entrada franca.
Informações: (31) 3221-8092.