saiba mais
-
Exposição em BH propõe viagem pela história da religiosidade mineira
-
Sexta edição do Circuito da Cerâmica em Minas começa nesta quinta em Brumadinho
-
Circuito Cultural de Belo Horizonte ganha aplicativo para smartphones
-
Circuito Cultural Praça da Liberdade abre edital para ocupação artística
-
Belo Horizonte ganha novo espaço artístico com Circuito Cultural Banco do Brasil
No novo endereço, oito educadores se revezam no atendimento ao público no período das 9h às 19h, todos os dias da semana, além dos educadores disponíveis nos próprios museus e espaços culturais. Além desses, outros 12 voluntários da Fifa devem atuar no Circuito durante a Copa das Confederações. O atendimento bilíngue, que já era oferecido antes da mudança, permanece disponível em inglês, espanhol, Libras e Braille.
A relocação para o Prédio Verde ocorre em função das obras no Edifício Tancredo Neves, popularmente conhecido como Rainha da Sucata. O prédio, de meados da década de 1980, passa por mudanças principalmente na área de atendimento ao público e ainda no tradicional Teatro de Arena, na área externa. Com o processo de revitalização, o hall de entrada vai ganhar novo mobiliário incluindo telas touchscreen com informações sobre os museus e espaços do complexo, programação e curiosidades para acesso dos visitantes; televisores para transmissões em vídeo e materiais de consulta sobre os pontos turísticos do entorno. No segundo andar será montada uma sala de projeção e ainda uma área para pequenas exposições, com vista para a Praça da Liberdade. A reforma deve ser concluída no primeiro semestre de 2014, já para a Copa do Mundo.
Sobre o Circuito
Um dos mais importantes complexos culturais do país, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o resultado da parceria do Governo de Minas com a iniciativa privada. O objetivo é explorar a diversidade cultural em uma região da cidade com enorme valor histórico, arquitetônico e simbólico. São oito espaços culturais já em funcionamento, além de outros cinco em fase de instalação. Somente em 2012, mais de 700 mil pessoas visitaram o complexo. Só o programa educativo atendeu mais de 75 mil alunos da rede pública de ensino, além de associações e entidades filantrópicas. O Circuito é cogerido pelo Instituto Sérgio Magnani, por meio de parceria com o Governo do Estado.
Espaços em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além de atividades do Inhotim Escola. Os espaços que estão em fase de instalação são Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae-MG e Museu do Automóvel, bem como a sede do Inhotim Escola.