
“Muitos fotógrafos de Belém passaram pelo Foto Ativa”, recorda Mariano, que, embora tenha se iniciado no setor solitariamente, acabou tendo o ateliê como responsável por sua formação. Embora seja formado em jornalismo, como faz questão de lembrar, ele nunca atuou em jornais. “À exceção da área cultural”, ressalta. “As experiências no Foto Ativa e na área de comunicação acabaram me levando para um fotografia mais direcionada para o campo da arte”, acrescenta o fotógrafo, que, posteriormente, acabou se transformando em pesquisador de fotografia.
Professor da Universidade da Amazônia, paralelamente às aulas de fotografia Mariano Klautau Filho faz doutorado em história da arte. “Daí o trabalho artístico ir-se cruzando aos poucos como a foto”, repara ele, que vem construindo carreira dentro da pesquisa acadêmica. Com obras nos acervos do Museu de Fotografia da Cidade de Curitiba, Museu do Estado do Pará, Coleção Joaquim Paiva, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Coleção Pirelli, da mesma instituição, Mariano vem expondo sua obra no Brasil e no exterior. Em Belo Horizonte, ele vai aproveitar o Foto em pauta para apresentar à plateia algumas fotos da série 'Finisterra' por meio de projeção.
FOTO EM PAUTA – MARIANO KLAUTAU FILHO
Nesta sexta-feira, às 19h30, Multiespaço Oi Futuro, Avenida Afonso Pena, 4.001, Térreo, Mangabeiras. Entrada franca, com lugares limitados. Informações: (31) 3229-3131.