Leia Mais
Livrarias de BH criam pequenas editoras e esbarram nas dificuldades de distribuiçãoOnze autores começam a corrida pela cadeira 10 da ABLArquivo de fotos e documentos da arquiteta Lina Bo Bardi é disponibilizado para consultaMorre o escritor, jornalista e roteirista José Louzeiro, aos 85 anosIrmã mais velha de Clarice Lispector começa a sair do ostracismoNovo livro de James Bond chega às lojas em setembro
Louzeiro estreou como escritor aos 26 anos com um livro de contos, 'Depois da luta'. Alguns dos crimes mais escabrosos cometidos no Brasil seriam investigados pelo repórter e igualmente transformados em livro. Ainda este ano a Prumo lança 'Os amores da pantera', inspirado no assassinato da socialite mineira Ângela Diniz por seu amante Doca Street, em 1975.
Outro livro a ser lançado (em 2014) é 'Em carne viva', sobre Stuart Angel (1944-1971), integrante da luta armada e filho da estilista Zuzu Angel, desaparecido durante a ditadura. O terceiro título do próximo ano é 'O estrangulador da Lapa', sobre um maníaco sexual obcecado por mulheres bonitas.
Autor de 51 livros e 10 roteiros para o cinema, José Louzeiro sempre esteve na linha de frente da reportagem policial, em confronto direto com o poder constituído por suas denúncias de corrupção e abusos contra presos - das quais a mais vigorosa é 'Lúcio Flávio, o passageiro da agonia'.
Entre os filmes baseados em livros seus, é o preferido de Louzeiro. Ele o reescreveu depois da adaptação, reincorporando três capítulos suprimidos a fim de passar pela censura militar nos anos 1970. “Lúcio Flávio era muito pobre, veio ao mundo para indignar”, diz o escritor, definindo o filho do ex-cabo eleitoral de Juscelino Kubitschek como “um grande desenhista, uma pessoa séria e digna”.
'Aracelli, meu amor'
De José Louzeiro. Editora Prumo, 232 p. Preço médio: R$ 29.