

Para Carrico, Zacarias é o personagem mais bem construído do quarteto, justamente pela formação no rádio, teatro e televisão do ator. “O Zaca reúne vários personagens que o Mauro fez ao longo da carreira e é uma consolidação de todos os tipos que ele criou, inclusive aquela risadinha inconfundível, que já se fazia presente nos tempos de teatro em Sete Lagoas”, conta o pesquisador.
A figura criada por Mauro Gonçalves conseguiu identificação muito grande, especialmente com as crianças, justamente pelo jeito ingênuo. “Ele tem um arquétipo feminino; é um personagem mais delicado, o vestir-se de mulher sempre cabe a ele. Os outros são mais mulherengos. Mas ao mesmo tempo, o Zacarias não é um personagem gay, ele fica no limiar”, explica.
André Carrico, que na semana passada esteve em Sete Lagoas entrevistando amigos, conhecidos e familiares do artista, lamentou o fato de a cidade não ter referências ao seu filho ilustre e espera que sua memória seja mais bem preservada. “Confesso que esperava mais, mas isso é um problema cultural no Brasil. Infelizmente não valorizamos nossa história e nossa cultura”, avalia.