Depois de publicar dois volumes de poemas – Moinho (Editora Scriptum) e Filhos da pedra (Nalpa) –, Evaldo Balbino, professor de língua portuguesa da UFMG, faz incursão na crônica. Na noite desta terça-feira, 21, ele lança Móbilis de areia, terceiro volume da Coleção Lageana, na Livraria Status.
A publicação é parte das comemorações da emancipação de Resende Costa, município do Campo das Vertentes. “O conjunto de prosa poética tece reflexões sobre o cotidiano de nossa terra e do interior mineiro. Todas as personagens foram criadas ou recriadas a partir da realidade que vivenciei. Móbilis fala da vida como escultura frágil”, diz Balbino.
Nas 33 histórias, passado e presente se misturam. Quatro são inéditas e as outras foram publicadas na coluna assinada por Evaldo Balbino no Jornal das Lages, de Resende Costa.
Doutor em literatura comparada, o autor começou a escrever ainda garoto, quando estudava na Escola Estadual Assis Resende, em sua cidade. “Desde pequeno, quis fazer parte da turma que cria mundos pela linguagem”, conta. Atualmente, Balbino está às voltas com um romance, outro livro de crônicas, dois de poesia e textos infantojuvenis.
MÓBILIS DE AREIA
De Evaldo Balbino Crônicas, 151 páginas, Editora Amirco
Lançamento nesta terça-feira, 21 de agosto, às 19h, na Livraria Status, Rua Fernandes Tourinho, 1.150, Savassi