Espontaneidade versus criatividade

23/01/2012 09:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Verônica Martins/Divulgação
O espetáculo Coletivo da improvisação, do ImproColetivo, será apresentado hoje na Matriz (foto: Verônica Martins/Divulgação)
 
Cenas curtas, criadas no decorrer do espetáculo, sem ensaio prévio e muita criatividade. Essa é a fórmula básica do teatro de improvisação, que tem garantido sucesso em apresentações de vários grupos, como o ImproColetivo, que faz segunda temporada do espetáculo Coletivo da improvisação, na Matriz Casa Cultural, sempre às segundas-feiras, às 20h30. 

Inicialmente, o grupo nasceu com os integrantes Felipe Soares e Eugênio Macêdo, que dentro de suas experiências como atores descobriram a improvisação e se encantaram com os conceitos de espontaneidade, aceitação e criatividade. “Em seguida, convidamos alguns amigos para se juntarem a nós e hoje o coletivo também é formado por Bárbara Lima, Jânio Fonseca, Deivite Deleonde e Pedro Vieira”, conta Felipe. 

Influenciado por grupos como Os Barbixas de Humor, Impromadrid (Madrid) e Complot Escena (México), o ImproColetivo procura ser no palco totalmente espontâneo. “Treinamos muito e nos preocupamos em não deixar as cenas repetitivas”, ressalta o artista. A participação do público é frequente. Na porta do local, a plateia sugere temas sobre qualquer assunto, que serão encenados pelos atores, com auxílio da sonoplastia do DJ Rafael Oriente. “Em cada apresentação, fazemos cerca de 10 desafios de improvisação.” De acordo com Felipe, cenas como “Foto inicial e foto final”, “Frases aleatórias” e “Contra o relógio” não podem faltar.

Para Edmundo Corrêa, sócio da Matriz, o espetáculo promete entretenimento para toda a família. “Embora a casa se destaque no cenário do rock, procuramos também nos relacionar com diferentes expressões artísticas”, salienta. “No começo, uma das maiores dificuldades do grupo era encontrar um local para apresentar, pois alugar um teatro era algo inviável financeiramente”, lembra Felipe. 

Contudo, ele garante que a receita de sucesso se baseia na união do grupo. “Ensaiamos sempre juntos e, por isso, temos total liberdade de falarmos sobre o que quisermos uns com os outros. A criação é totalmente coletiva.” No espetáculo de hoje, o ator Flávio Lobo, do grupo Alcateia (RJ), faz participação especial. A entrada custa R$ 12 e a temporada vai até 13 de fevereiro.
 
Novidade Paralelamente ao espetáculo, a trupe está na montagem do catch de improvisação, mistura de improviso com tele-catch. “Duas duplas, que interpretam diferentes personagens, encaram o desafio da improvisação. Ao final, a plateia escolhe a vencedora, que pode ser desafiada novamente”, explica Felipe. Quem quiser conhecer mais sobre o grupo pode acessar a página no Facebook ImproColetivo, ou o Twitter, @improcoletivo. 
 
Coletivo da improvisação
Espetáculo com o Grupo ImproColetivo, na Matriz Casa Cultural, Rua Guajajaras, 1.353, Centro. Hoje, às 20h30. Até 13 de fevereiro. 
Ingressos: R$ 12. Informações: (31) 3212-6122. 


MAIS SOBRE E-MAIS