A influência que um participante do Big brother Brasil tem com a audiência é algo impressionante e nos mostra o alcance gigantesco do programa. Nesta edição, esse poder tem se manifestado muito através da moda. Itens de maquiagem e acessórios usados pelos 'brothers' e 'sisters' dentro da casa mais vigiada do Brasil fazem muito sucesso aqui fora e são muito reproduzidos pelo público.
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E a popularidade da bandana dentro da casa se reflete do lado de fora. Donos de lojas e brechós contam que a procura pelo item cresceu e muito. "Agora estamos sem lenço, vendemos todos", contou Rafaela Tane, cofundadora do GW Brechó, que completou: "Tem todo um esquema comercial montado para fazer esses produtos funcionarem", disse a empresária.
Dario Caldas, sociólogo e diretor do Observatório de Sinais, afirma que a influência da mídia no comportamento humano se dá há muito tempo. "O casamento das mídias de massa com a moda não é uma novidade, historicamente acontece desde o século 19. Hoje são as marcas de 'fast fashion' que dominam a moda contemporânea", disse Dario.
O estudioso ainda cita de forma rápida a 'linha do tempo' dessa influência. Segundo ele, começa com a própria imprensa, passando para a indústria de Hollywood, a popularização da TV e atualmente as redes sociais. Para Dario, o fenômeno não é tão espontâneo quanto parece para alguns e comenta a aposta dos realitys shows em famosos, o que aumenta ainda mais o alcance do conteúdo. "Celebridades, influenciadores e reality shows nasceram uns para os outros e essa associação é muito benéfica justamente para impulsionar tendências", contou o sociólogo.
O Diário de Cuiabá ainda conversou com Mariana Moraes, gerente de marketing da C&A Brasil, empresa de moda que patrocina esta edição do Big brother Brasil. Mariana conta como funciona o trabalho da equipe que monitora os participantes e analisa o que pode ser usado por cada um, fazendo a inserção da marca mais assertiva, trazendo bons resultados comerciais.
"É comum que nos identifiquemos com algum participante e tentemos reproduzir os looks de que mais gostamos, por isso investimos em conteúdos que, além de informarem, surpreendam e promovam uma interação real", afirma a gerente.