Sucesso na Netflix, a temporada final de Peaky Blinders superou os novos episódios de Stranger Things e garantiu a medalha de ouro no Top 10 do streaming. Muitos fãs não sabem, mas a épica trama da série é (levemente) baseada em uma surpreendente história real.
'Uma notória gangue da Inglaterra de 1919 é liderada pelo cruel Tommy Shelby, um criminoso disposto a subir na vida a qualquer preço', afirma a sinopse oficial de Peaky Blinders na Netflix.
Criada por Steven Knight, Peaky Blinders é ambientada na cidade britânica de Birmingham. O elenco da série é liderado por Cillian Murphy (Batman Begins), e conta também com Helen McCrory (Harry Potter), Tom Hardy (Venom) e Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha).
Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre as inspirações reais de Peaky Blinders e Tommy Shelby.
Conheça a história real de Peaky Blinders
Como citamos acima, Peaky Blinders acompanha a história de uma gangue britânica criada logo após a Primeira Guerra Mundial.
Tommy Shelby é um personagem fictício, mas a gangue dos Peaky Blinders, definitivamente, existiu na vida real.
A organização criminosa, formada principalmente por jovens urbanos, atuava na cidade de Birmingham entre 1880 e 1910.
Ou seja: na vida real, o período de atividade da gangue dos Peaky Blinders foi um pouco diferente do que o mostrado na série da BBC.
Em meio às terríveis condições econômicas do proletariado britânico no final do século XIX, nasceram os Peaky Blinders.
A gangue costumava praticar roubos, violência, chantagens e confusões públicas. Além disso, os Peaky Blinders eram responsáveis por casas de jogos, bordéis e outros estabelecimentos de 'má fama'.
Lançada originalmente em 2013, Peaky Blinders acerta em cheio o visual da gangue. Os criminosos realmente se trajavam em jaquetas ajustadas, sobretudos, botas de couro e chapéus.
Os Blinders conseguiram dominar a região de Birmingham após grandes confrontos com gangues rivais, como os 'Sloggers'.
Porém, o controle dos Blinders sobre a cidade terminou em meados de 1910. No ano em questão, uma gangue maior, - chamada de Birmingham Boys - liderada pelo notório criminoso Billy Kimber, incorporou os integrantes do grupo original.
Com o tempo, o termo 'Peaky Blinders' passou a ser utilizado para descrever qualquer gangue de rua de Birmingham.
Um dos integrantes mais influentes dos Peaky Blinders era o infame Kevin Mooney. Tudo indica que o personagem histórico foi uma das inspirações para a caracterização de Tommy Shelby.
Outros membros famosos dos Peaky Blinders incluem David Taylor, Earnest Hayness, Harry Fowles e Stephen McNickel.
Além disso, diversos personagens de Peaky Blinders existiram na vida real. Entre eles, destacam-se o líder fascista Oswald Mosley (Sam Claflin), a sindicalista Jessie Eden (Charlie Murphy) e o criminoso chinês Brilliant Chang (Andrew Koji).
Todas as temporadas de Peaky Blinders estão disponíveis na Netflix.
Este post A surpreendente história real por trás de Peaky Blinders foi publicado primeiro no Observatório do Cinema.