Nesta sexta-feira (08/04), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que o ator Will Smith está banido do Oscar e todos os eventos relacionados à Academia por 10 anos. A decisão tomada pela direção da entidade nesta sexta-feira foi tomada 12 dias após o ator dar um tapa em Chris Rock no palco da última cerimônia do Oscar, no dia 27 de março, após o humorista fazer uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett-Smith, mulher de Will.
saiba mais
Após 11 anos, Alice Wegmann deixa a TV Globo: 'Não é um post de despedida'
Esposa de Pedro Scooby detalha relação com Piovani e filhos: 'Eu os amo'
Gabi Martins é socorrida pelos fãs que enviam cesta básica: 'Desesperada'
Mark Wahlberg ainda guarda prótese peniana usada em filme dos anos 1990
Viviane Araujo se emociona ao ouvir coração do filho: 'Bateria de samba'
Diante da decisão, o ator continuará com o seu prêmio, recebido na edição deste ano pelo papel em King Richard: Criando Campeãs, e ainda poderá concorrer a outras estatuetas. A única questão é que ele está banido de colocar os pés em qualquer evento relacionado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
"O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado, o Oscar", diz nota apresentada pelo presidente da Academia, David Rubin.
Will Smith era membro da Academia desde 2001, apenas cinco anos após sua estreia com Independence Day.
Will Smith pede desculpas a Chris Rock após tapa no Oscar
O mundo ficou 'para lá' de surpreso quando Will Smith deu um tapa na cara do comediante Chris Rock, momentos após ele fazer uma piada com Jada Smith, esposa do ator. A agressão rapidamente se tornou o assunto mais comentado da noite no mundo inteiro, ofuscando o resto da premiação.
Mesmo que tenha tentado se explicar durante seu discurso após receber o prêmio de Melhor Ator, Will se pronunciou aós o fatídico dia, pelas redes sociais: "A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente", escreveu.
Ele continuou: "Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu passei dos limites e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade".
"Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo. Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família King Richard. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Eu sou um trabalho em andamento. Sinceramente, Will", concluiu o astro.