Chris Rock se recusa a denunciar Will Smith após tapa no Oscar 2022

Vencedor do Oscar de Melhor Ator subiu ao palco da premiação e agrediu o comediante após escutar piada sobre a esposa, Jada Pinkett Smith

Reprodução/Twitter
Will Smith dá tapa na cara de Chris Rock durante o Oscar 2022 (foto: Reprodução/Twitter)

Chris Rock não prestará queixa contra Will Smith após levar um tapa do ator durante a transmissão ao vivo do Oscar 2022, que aconteceu no último domingo (27/03). A informação foi confirmada pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD, na sigla original) à revista Variety.

Em nota enviada ao veículo, as autoridades comentaram o ocorrido: "As entidades investigativas do LAPD estão cientes de um incidente entre dois indivíduos durante o Oscar. O incidente envolveu um indivíduo batendo em outro. O indivíduo envolvido se recusou a registrar um boletim de ocorrência. Se a parte envolvida desejar um relatório policial em uma data posterior, a LAPD estará disponível para concluir um relatório investigativo".

 

Chris subiu ao palco para entregar o prêmio de Melhor Documentário e fez piadas com alguns dos indicados da noite - incluindo Will e sua mulher, Jada Pinkett-Smith.

 

Ao fazer um comentário direcionado a Jada, o comediante comparou o visual da atriz, que está careca, ao de Demi Moore no longa Até o limite da honra (1997), cuja personagem também mantém os fios raspados.

 

No entanto, a mulher de Smith sofre de alopecia, uma doença autoimune que faz com que ela tenha queda capilar e assumiu o visual. Com Jada visivelmente desconfortável com a situação, Will Smith levantou-se da mesa, subiu ao palco e deu o golpe no rosto de Rock, antes que ele pudesse finalizar o discurso.

 

"Uau, Will Smith acabou de me dar uma surra", falou Chris Rock, completamente em choque. Já sentado, o artista disparou aos berros: "Mantenha o nome da minha esposa fora da p**** da sua boca!".

 

Cerca de uma hora depois, Will voltou a palco para receber a estatueta de Melhor Ator pela atuação em King Richard: Criando campeãs e em seu discurso de aceitação do prêmio, Smith chorou copiosamente e pediu desculpas aos membros da Academia, responsáveis pela organização e produção do Oscar, e aos outros colegas indicados da noite pelo seu comportamento. 

 

"Quero me desculpar com a Academia, quero me desculpar com todos os meus colegas indicados. Este é um momento lindo e não estou chorando por ganhar um prêmio, não se trata de ganhar um prêmio para mim. A arte imita a vida, e eu estou parecendo o pai maluco que faz de tudo para proteger a família. Mas amor vai fazer você fazer coisas loucas", disse o ator, que desbancou Javier Bardem, Benedict Cumberbatch, Andrew Garfield, Denzel Washington, que também foram indicados na categoria.

O que diz a Academia?

Após o encerramento da cerimônia, a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas se manifestou sobre o episódio em comunicado oficial publicado em suas redes sociais.

 

"A Academia não tolera violência de qualquer forma. Esta noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo", diz a nota publicada no Twitter.

 

Confira, abaixo, o comunicado na íntegra: 

MAIS SOBRE CINEMA